Cartografia e geoprocessamento ad2 2014.1

984 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação à Distância – AD2
Período – 2014/1º
Disciplina: CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
Coordenadora: Vivian Castilho da Costa

ALUNO: MATRÍCULA:

Questão 1 – Leia o trecho a seguir:
“O turismo é um setor que vem crescendo na atualidade e tem se mostrado como interessante alternativa econômica para diversas regiões. No entanto para o desenvolvimento da atividade turística torna-se necessário o investimento em infraestrutura adequada, visando dar sustentação a mesma. A implantação de infraestrutura turística aliada à utilização de determinadas áreas pelos turistas, sem um planejamento adequado pode provocar impactos sobre o ambiente, que por sua vez, refletirá em todo o desenvolvimento da atividade. Os impactos do turismo são alterações provocadas pela ação humana, na prática turística ou na implantação de infraestrutura ou de apoio ao turismo. Nesse contexto a utilização de informações atualizadas, produzidas em um curto espaço de tempo e utilizando-se de técnicas específicas para a sua qualidade e confiabilidade é fundamental [...].”
Fonte: CARVALHO, E. M.; BALSAN,R. ; LEITE, E.F. . Geoprocessamento Aplicado no Planejamento Turístico: discussão teórica. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas, v. 15, p. 110-128, 2012.

Com base no texto acima, explique com suas palavras, como o Geoprocessamento e o Sensoriamento Remoto podem ajudar no trabalho do turismólogo? (1 pontos).

o geoprocessamento utiliza dados coletados pelo sensoriamento remoto para pesquisa e planejamento do espaço turístico. Pelo sensoriamento remoto é possível detectar informações pertinentes ao desenvolvimento sustentável para atividade turística e o geoprocessamento com essas informações tornando viável a aplicação

Relacionados