Cartilha- Profissão Gesseiro

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
CARTILHA- PROFISSÃO GESSEIRO








VITÓRIA- ES
2014






Apresentação
Profissão Gesseiro- Cartilha

Os gesseiros precisam utilizar a criatividade para moldar, recortar e instalar painéis e objetos em gesso com qualidade e segurança. De um modo geral, para fazer a aplicação de gessos e revestimentos de tetos e paredes, os gesseiros costumam seguir orientações especificadasem projetos de decoração. Moldar, recortar e instalar painéis e objetos ornamentais em gesso são atividades que refletem o dia-a-dia de trabalho desses profissionais. Para desenvolver essas atividades utilizam ferramentas como espátulas, pincéis ou pistolas. Além disso, aplicam produtos impermeabilizantes e decorativos em superfícies exteriores de edificações. Muitas vezes, criam texturasdecorativas de acabamento, utilizando areia ou pedras.
Tratando se de uma profissional que merece atenção, o gesseiro, onde por muitas vezes o nível de escolaridade baixo traz consequências bastante preocupantes quanto ao conhecimento dos mesmos sobre os riscos existentes nessa profissão.

Introdução
O gesso é um material utilizado desde período neolítico, foi aplicado em paredes interiores dealgumas pirâmides egípcias, com cerca de 5000 anos atrás. A partir do século XIX foi incorporado ao contexto da arquitetura civil como material de reboco, forro, como elemento decorativo e de vedação. Na profissão do gesseiro a atual realidade enfrenta dificuldades para se obter com êxito a segurança dos seus trabalhadores envolvidos, pois não há o devido reconhecimento da profissão e bases legislativaspara o embasamento legal da profissão. Além da falta de comprometimento por parte dos empregadores e órgãos fiscalizadores competentes, assim os empregados ficam desamparados. Que medidas tomar para evitar os impactos dos acidentes e das doenças ocupacionais sofridos pelos profissionais do gesso das empresas terceirizadas. Dentre estas será preciso oferecer boas condições de trabalho com períodosde descanso durante a jornada de trabalho. Como também adotar procedimentos preventivos sobre saúde e segurança dos gesseiros, capacitando os colaboradores com treinamentos. Outro fator chave é identificar os riscos gerados pela utilização do gesso e analisar o estudo sobre a principal causa dos acidentes de trabalhos propondo medidas de prevenção para reduzir os riscos.
DesenvolvimentoHistórico da Atividade do Gesso
A história do gesso vem ressaltar a necessidade do homem para o seu desenvolvimento tanto tecnológico e social. Não se sabe ao certo o período da sua geração, porém é utilizado para diversos fins, como: decorações do ambiente, na utilização medicinal, e também na alimentação.
No séc. XIX, o gesso vai progressivamente se incorporando ao contexto da arquitetura civil comomaterial de reboco e/ou como elemento decorativo em palácios e vivendas. Hoje em dia o gesso generalizou-se como material fundamental na construção, principalmente utilizado para acabamentos e revestimentos. Portanto as suas propriedades servem como obtenção de uma qualidade de vida no âmbito social e para isso é importante verificar a prevenção da saúde daqueles que executam os trabalhos comgesso, [...] a saúde passa não apenas pelo corpo, mas também pela mente e, ainda, pelo ambiente (MORATO, 2003).
Descrição da Atividade

A profissão do gesseiro é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego-MTE com o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) número 9-55.20, onde possui como título Gesseiro. De um modo geral, para fazer a aplicação de gessos e revestimentos de tetos eparedes, os gesseiros costumam seguir orientações especificadas em projetos de decoração. Moldar, recortar e instalar painéis e objetos ornamentais em gesso são atividades que refletem o dia-a-dia de trabalho desses profissionais. Para desenvolver essas atividades utilizam ferramentas como espátulas, pincéis ou pistolas. Além disso, aplicam produtos impermeabilizantes e decorativos em superfícies...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polo gesseiro
  • Cartilha
  • profissao
  • Profissão
  • profissao
  • PROFISSAO
  • profissão
  • profissao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!