Cartilha Exercícos Físicos para dor lombar

1821 palavras 8 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Ceilândia – FCE

Cartilha de Exercícios para Dor na Lombar
Contexto da Atenção Primária à Saúde

Graduanda de Fisioterapia –
Renéa Dayane Barbosa de Alcântara

Brasília,
Outubro de 2013.
Identificação
Dados gerais
Nome Completo:

Sexo: ( ) feminino; ( ) masculino.

Data de nascimento: Estado civil:

Endereço:

Bairro:

Cidade: CEP:

Estado:

Telefones:

Profissão:

Ocupação Atual:

Apresentação
Contextualização Dor Lombar e a Intervenção Fisioterapêutica
Caro leitor/paciente, é com muito prazer que a apresento esta cartilha que oferece um guia de exercícios que promovem a centralização da dor lombar, dentre outros métodos; ela está no âmbito da atenção primária à saúde e, portanto, possibilita a realização dos exercícios de forma ativa sem ajuda de demais pessoas.
Mas e a dor Lombar? Segundo estudos¹, a dor lombar crônica tem alta prevalência e alto custo e é um problema de saúde pública que tem implicações clínica, social e econômica; afetando o sistema musculoesquelético e pode levar àincapacidades, abandono do trabalho, uso frequente dos serviços de saúde e outras complicações.
O fisioterapeuta entra para ajudar a diminuir essa situação seja na prevenção ou no tratamento. No âmbito da atenção básica, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios para que o paciente faça sozinho em casa. A avaliação é um ponto importante para entender os mecanismos envolvidos no quadro de dor. Nesta cartilha será possível entender alguns testes que são feitos e que também podem ser utilizados como exercícios.
O que promover a centralização da dor? Alguns pacientes relatam dor irradiada que vai de um segmento do corpo até outro. Nesse caso, é interessante transferir essa dor para um único ponto para que se possa fazer o tratamento naquela área, bem como, identificar as estruturas relacionadas com a irradiação da dor.

Relacionados

  • Estudo de caso IAM
    13294 palavras | 54 páginas