Cartilha espaço braille - guarulhos-sp

Páginas: 11 (2643 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Cursos e Equipamentos
Linguagem e Escrita Braille

Escrita Braille Leitura Tátil

ESPAÇO BRAILLE ALICE RIBEIRO

O Espaço Braille Prof.ª Alice Ribeiro, na Biblioteca Monteiro Lobato, inaugurada em 22 de maio de 2000, oferece um atendimento especialmente direcionado às pessoas com deficiência visual, facilitando o acesso a livros didáticos, paradidáticos, infanto-juvenis, romances etc.,ampliados ou transcritos ao Sistema Braille ou gravados em cds. O acesso à informação de todo tipo de material e recursos tecnológicos leva o deficiente visual a ter um entretenimento literário, alem de um aprendizado, conhecimento, informações e a internet contribui na sua integração social e desenvolvimento cultural.

LOCALIZAÇÃO O Espaço Braille Profª. Alice Ribeiro esta localizada dentro daBiblioteca Monteiro Lobato, na Rua João Gonçalves, 439 – Centro – Guarulhos-SP. De fácil acesso, onde se encontram dois pontos de ônibus em frente ao prédio da Biblioteca, a Rua João Gonçalves conta com um semáforo sonoro, também na frente da Biblioteca, facilitando a travessia dos deficientes visuais. O semáforo sonoro conta com duas botoneras, uma de cada lado da rua, que devem ser pressionadospor alguns segundos ate que se escute um som Botão de acionamento do farol seqüenciado. Após alguns segundos o sonoro farol fica vermelho e um som alto se escuta na forma de bip. É a indicação que o deficiente pode atravessar a rua, depois de alguns segundos o bip fica mais rápido sinalizando que o farol logo ficará verde para os veículos. Assim, o deficiente consegue ter acesso ao Setor Brailleque se encontra no piso térreo. Ali o deficiente visual poderá fazer o curso de copista Braille, o uso de computadores com leitores de tela, com software de escaneamento de documentos e sintetizados em voz, alem da lupa eletrônica de 20x e da impressora Braille. O deficiente também tem atendimento na cabine de gravação caso deseje algum material em áudio. No uso da impressora Braille o deficientetem que trazer papel sulfite de gramatura 120 e na cabine de gravação trazer cdr. O acervo do Setor Braille está localizado no 1º andar da Biblioteca, onde o deficiente visual pode fazer um cadastro e levar materiais por ate 30 dias corridos. Contando com a ajuda dos funcionários da Biblioteca o serviço ao deficiente visual se torna muito mais fácil e ágil deixando que o deficiente visual tenha sualiberdade de escolha e independência.

Respeitar os deficientes visuais é uma questão de civilidade.

Farol sonoro em frente à Biblioteca

CURSOS
Módulo I
CONTEÚDO TEÓRICO 1. Sinal gerador para escrita em tipografia Braille. 2. Grafia Braille para a Língua Portuguesa (apostila do curso e textos oficiais). 3. O Sistema Braille (identificação dos pontos; sinais simples, compostos;referências de posição na escrita Braille; valor dos sinais; alfabeto). 4. Sinais de pontuação e estética da escrita Braille; acessórios; acentuação; textos de apoio. 5. Sinais usados com números; (normas de aplicação); letras maiúsculas; numerais ordinais e números romanos; leitura e textos de apoio. 6. Disposição do texto Braille; orientação geral; paginação; títulos; maiúsculas; parágrafos; referênciaspara cópias Braille. Legislação vigente. 7. Normas técnicas para produção de textos em Braille.

CONTEÚDO PRÁTICO 1. Audição de fita com orientação básica sobre cuidados necessários à manutenção da máquina Braille (Perkins ou nacional). 2. Reconhecimento tátil da máquina (orientação do ensino do uso da máquina com cegos para educadores); treino de seqüências pedagógicas para compreensão dofuncionamento da máquina. 3. Exercícios motores para aprendizagem do manejo correto da máquina Braille, reglete, cubaritimo e soroban; orientação sobre outros materiais de apoio. 4. Exercícios seqüenciados com letras e palavras,incluindo a cada aula prática de 5 a 6 letras novas;exercícios de fixação. 5. Sinais de pontuação: treino para fixação. 6. Sinais para acentuação: palavras acentuadas; treino;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartilha maçaranduba (manilkara sp.)
  • Cartilha ibape sp
  • História da favela Anita Garibaldi – Guarulhos – SP
  • braille
  • Guarulhos
  • Braille
  • Braille
  • Braille

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!