CARTILHA ELEITORAL

987 palavras 4 páginas
CARTILHA ELEITORAL

INDICE
-ELEIÇÕES
-SISTEMA PROPORCIONAL
-SISTEMA MAJORITARIO
-COEFICIENTE ELEITORAL
-VOTO EM LEGENDA
-VOTO EM BRANCO
-VOTO NULO
-VENDA DE VOTO
-FICHA LIMPA
-IMPORTANCIA DO VOTO

ELEIÇÕES

As eleições no Brasil acontecem a cada dois anos, sendo que em um ano ocorrem eleições para prefeitos e vereadores, como no ano de 2012 e voltará a acontecer em 2016, e eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, assim como o ocorreu em 2014 e voltará a ocorrer em 2018.
O mandato , período que ocupa o cargo, do presidente, governadores, prefeitos, vereadores e deputados duram quatro anos, já dos senadores, oito anos.
Na esfera mundial, o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais avançados dentre todos, e um exemplo de democracia para o resto do globo. O órgão que gerencia as eleições e tudo que esta relacionado é o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, regulamentado nos artigos 118 a 121 da Constituição Federal.

SISTEMA PROPORCIONAL

Esse sistema é utilizado para os cargos de deputados, tanto federal quanto estadual, deputado distrital e vereador. O sistema foi instaurado com o intuito de promover a representatividade da população de acordo com a ideologia de cada partido, dessa maneira, ao votar, o eleitor estará escolhendo ser representado por determinado partido ou coligação, e se preferir, por um candidato especifico. Contudo, caso não seja eleito, o voto é contabilizado na legenda, compondo a votação para o partido. Nesse sistema se aplica o calculo do coeficiente eleitoral, que será explicado posteriormente.

SISTEMA MAJORITARIO

Sistema utilizado para os cargos de Presidente da Republica, governadores, prefeitos e senadores, em que será eleito o candidato com maior numero de votos validos.

COEFICIENTE ELEITORAL

A escolha de deputados, sejam estaduais ou federais, só é concretizada após a aplicação das formulas que regem o sistema proporcional de eleições, cujo calculo se inicia com a obtenção do numero total de votos

Relacionados