Cartilha de ergonomia mostrando o certo e o errado

Páginas: 4 (915 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
1 INTRODUÇÃO:

A saúde do trabalhador vem conquistando grande espaço nas empresas, o mundo está se tornando cada vez mais globalizado e as empresas vem pensando mais na saúde e no bem estar dosfuncionários dentro das empresas e isso reflete diretamente em sua produtividade.
A prevenção de lesões como a LER/DORT que são doenças adquiridas no trabalho, como também problemas de fatoresbiopsicossociais, são vistas atualmente pelas empresas de forma cada vez mais necessária no ambiente de trabalho e como meio para tal prevenção temos a cinesioterapia laboral.

1.1 Mas, o que é uma DORT?DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, antiga LER - Lesões por Esforços Repetitivos. Esses distúrbios acometem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturasresponsáveis pelos movimentos dos membros superiores, das costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores. Eles estão intimamente ligados à informatização e aos novos processos industriais. Isto porqueestes levam as pessoas a permanecerem por longos períodos em posições estáticas, desempenhando tarefas mecânicas e repetitivas. Além disso, a maioria das pessoas trabalha excessivamente e em posturainadequada. As lesões ocupacionais são responsáveis por um grande número de afastamento médico e invalidez permanente do profissional. (PAGLIARI, 2002)

2 OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral:Promover a prática de exercícios terapêuticos e preventivos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de colocar previamente cada pessoa (e todos) da equipe ou grupo de trabalho bem preparadaspara o exercício do labor diário.

2.2 Objetivos Específicos:

A Cinesioterapia Laboral trará diversos benefícios ao indivíduo, benefícios esses, de ordem biopsicossocial.

Biológicos:* Provocar o aumento da circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminuindo o acúmulo do ácido lático;
* Melhorar a mobilidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • certo e errado
  • Política de cotas: certo ou errado
  • CE certo e errado.
  • LABRADOR: CERTO x ERRADO
  • Quem te ensinou o que é o certo e o errado?
  • Escreva certo (c) ou errado (e)
  • o uso da lingua em certo e errado
  • Cartilha de ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!