Cartel

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Matriz de atividade individual*

Módulo: 2
Atividade: AI 1
Título: Carteis
Aluno: Milena Gomes Dias Dionizio
Disciplina: Introdução á Economia
Turma: IEPOS_T0410_0814 IEPOSEAD
Introdução
Neste trabalho abordaremos o conceito de cartel, suas características e exemplo prático de como o mesmo é formado e identificado.
“Carteis são grupos de empresas que combinam preços, ou outrasvariáveis do mercado em detrimento do consumidor” - Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Frederico Araujo Turolla.
Explicando melhor sua definição, carteis são empresas que combinam preços ou estratégias entre si para beneficio próprio, impedindo assim que os consumidores possam optar pelo preço mais baixo, prejudicando-os de maneira significativa.
Precisamos ressaltar também que oscarteis são considerados ilícitos , prejudicam a livre concorrência.
Essa analise econômica sobre os carteis, foi ganhando força ao longo do tempo, principalmente com a teoria dos jogos e seu principal responsável se assim podemos dizer é o John Nash, que inclusive foi tema do filme: Uma mente brilhante.
A teoria dos jogos é mais utilizada para analisar oligopólios, estrutura de mercado deconcorrência imperfeita onde sua principal característica é a presença de poucas empresas, que precisam considerar e analisar comportamentos e reações uma das outras quando o assunto é o mercado, criando uma interdependência entre as mesmas.
Para tal prática ilícita, foi criado o CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mais adiante falaremos da sua criação e de sua importânciadetalhadamente.


Principais características do cartel
Como já vimos anteriormente, Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Frederico Araujo Turolla, dizem que “carteis são empresas que combinam preços ou outras variáveis do mercado em detrimento do consumidor.”
Mas se torna de suma importância ressaltarmos que cartel não é só a combinação de preços pura e simplesmente, existem outras característicasimportantes para que possa se encaixar na definição em questão, precisa-se de uma avaliação extremante cuidadosa, que pode ser feita através de minuciosas investigações, busca e apreensão de documentos e por ultimo a análise econômica das condições do mercado.
De acordo com os mesmo autores citados á cima, existem também fatores facilitadores do cartel, alguns deles são a concentração do mercado,barreiras á entrada e saída dos mercados, estabilidade da demanda, comunicabilidade entre as firmas entre outros fatores.
Para elucidarmos melhor o tema, pegaremos como exemplo empresas aéreas que foram multadas em R$ 289 milhões por formação de cartel.
De acordo com a economia.uol.com.br, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), condenou quatro companhias aéreas - AmericanAirlines, ABSA Aerolíneas Brasileiras, Varig Log, Alitalia no que tange o transporte de cargas aérea. Seus funcionários também foram punidos pela prática.
A investigação teve inicio após a Lufthansa que também teve participação da irregularidade ter denunciado o acordo entre as companhias. A política de leniência ( trata-se de benefícios penais para aquelas que ajudam e colaboram na investigação paracombater os carteis), foi praticada e sua importância destacada.
Outras companhias como a Air France e a KLM já tinham confessado a prática da ilegalidade e ambas pagaram uma multa de R$ 14 milhões de reais para dar fim ao processo.
De acordo com as investigações feitas as empresas trocaram valiosas informações entre si para definir reajustes de uma taxa adicional cobrada pelo custo docombustível no transporte de carga autorizados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), órgão regulador que antecedeu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As empresas, logo perceberam que essa cobrança é relevante para o preço final e decidiram combinar entre si não só o valor a ser estipulado mas também a data do aumento dessa taxa. Concluíram também que o cartel operou entre 2003 a 2005....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartéis
  • Cartel
  • CARTEL
  • cartel
  • Cartel
  • Cartel
  • Cartéis
  • Cartel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!