Cartel

Páginas: 5 (1024 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
As empresas que forma um Cartel, mantém sua independência e individualidade, mas devem respeitar as regras estabelecidas, tais como: divisão do mercado e a manutenção do preço combinado
O tipo mais freqüente de cartel é o de empresas, com o mesmo tipo de produção, que se aliam de forma a constituir um monopólio no mercado, existindo até cartéis de países como é ocaso do petróleo. Analisar pontos positivos e negativos depende sob qual o aspecto que está sendo analisado. Se for sob o aspecto das empresas, eles são positivos para as mesmas, porém negativos para os consumidores.
A cartelização é fenômeno normal nas economias capitalistas, tanto as desenvolvidas como as subdesenvolvidas. Na maioria dos países, a formação de cartéis que atuem internamenteé proibida por configurar uma situação de monopólio. Para o mercado externo, entretanto, alguns países chegam a estimular a cartelização, como forma de construir de grupos para organizar a produção e competir em igualdade de condições no mercado externo.

Principais características do cartel

As principais características de um Cartel são:
1. Controle do nível de produção e das condições devendas (mais para as empresas e menos para os consumidores);
2. Fixação e controle de preços (mais para as empresas e menos para os consumidores);
3. Controle das fontes de matérias primas (mais para as empresas e menos para produtores da matéria prima);
4. Fixação das margens de lucro e divisão de territórios de operação (mais para as empresas e menos para os consumidores).
A atuação doscartéis elimina a concorrência; os consumidores podem ser lesados por preços construídos artificialmente e por produtos obsoletos; as fontes de matérias primas ficam submetidas a compradores que fixam condições de compra, preços, etc.

Importância do CADE

O CADE foi criado com o objetivo de zelar pela aplicação da legislação de defesa de concorrência nacional, consubstanciada na lei 8.884/94.Essa lei, cuja finalidade é a de prevenir a reprimir as infrações contra a ordem econômica baseada na liberdade de iniciativa e livre concorrência.
A consolidação do órgão de defesa da concorrência no Brasil representa, portanto, a passagem do Estador interventor para o Estado regulador, a exemplo do que acontece nas economias desenvolvidas: em todos os países avançados, de tradição liberalou intervencionista, existem instituições voltadas para a aplicação de legislações de defesa da concorrência. Tais legislações procuram coibir os atos de concentração econômica e as condutas empresariais cujos resultados sejam anticompetitivos, zelando, pois, pelo bem estar social dos consumidores.
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
A Teoria dos Jogos tem sua origem na década de 40com intuito de ajudar na formulação de estratégias para os EUA para a Guerra Fria nasce com por John Von Neumann e Oskar Morgenstern. Contudo, apenas com Jonh Nash e seu equilíbrio ela teve aplicação de maneira maciça nas ciências sociais procurando encontrar estratégias racionais. Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectossignificativos da vida em sociedade.
A teoria dos jogos não é lucrar sempre, pelo contrario muitas vezes a vitória se dá em ceder, está objetiva dentro de uma relação bilateral a pesquisa o estudo propriamente dito do concorrente visando todas as possibilidades que possam ser tomadas por este, prevendo assim seus movimentos que vão influenciar diretamente o movimento da outra empresa. Sendo este pontocentral da teoria hoje, o equilíbrio conhecido como equilíbrio de Nash a criação de uma estratégia que ninguém venha a perder muito, representando uma estratégia dominante de um jogador baseando-se sempre na escolha do outro.
Para o jogador é sempre necessário avaliar o custo beneficio ou não de uma atitude, principalmente se ela se der de maneira isolada sem o estudo prévio do outro “jogador”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartéis
  • Cartel
  • CARTEL
  • cartel
  • Cartel
  • Cartel
  • Cartéis
  • Cartel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!