Cartas dos indios

Páginas: 3 (734 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho contendo as respostas do exercício
1 - Faça uma comparação entre as duas cartas apontando o que você considerou em comum.
R.: As duas cartas fazem um apelo ao governoe sociedade mas tratam de situações diferentes, a primeira carta trata do apelo dos índios para a proposta de compra das suas terras pelo governo americano a mais de um século atrás, já a segundacarta não se trata de compra de terras mas sim na construção de uma usina hidrelétrica perto das terras indígenas no ano passado. O que mais chama a atenção entre as duas cartas é que mesmo um séculodepois de diferença nada mudou, o apelo e a relação com a natureza continua os mesmos entre os índios, e o saber preservar a terra e o quanto ela é importante independente da época ou lugar onde sevive.
2 - A partir do alerta dos dois caciques, quais os pontos que mais te chamaram atenção em relação ao sistema ecológico?
R.: Os pontos que mais chamaram a atenção foi a consciência da preservaçãoque os índios possuem sabendo utilizar os recursos sem agressão ao meio ambiente pois sabem como a natureza é importante para nossa sobrevivência e a outra foi a ótima percepção do efeito cascata queo desmatamento e poluição pode causar, sabendo que quando um recurso natural acaba todos que diretamente e indiretamente necessita dele em consequência morrerá, como o Rio Xingu que o cacique Mutuaapela pela preservação, citando assim as consequências da sua barragem.
3 - Alertados pelos caciques, o que poderá acontecer com a sociedade, o planeta, a biodiversidade, se o homem branco nãoacatarem as orientações?
R.: Os dois caciques alertaram que se não preservarem tudo vai acabar pois sem a natureza nada vive, não existirá mais água, as florestas dizimadas morrerão, o solo infértil nãoproduzirá mais e em consequência os animais morrerão e o homem virá a sofrer com tudo isso.
4 - Escreva uma outra carta a sociedade a partir dos depoimentos dos dois caciques.
R.: Uma carta a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carta de um indio na uniao europeia
  • Resumo: Cartas á um jovem arquiteto
  • Cartas de Américo Vespúcio e Pero Vaz de Caminha: O Índio no Imaginário Português
  • Carta sobre ‘morte coletiva’ de índios gera comoção e incerteza
  • Indios
  • indios
  • Indio
  • indio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!