Cartas Chilenas

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Cartas Chilenas
são poemas satíricos, em versos decassílabos brancos sem rimas , que circularam em Vila Rica em manuscritos, poucos anos antes da Inconfidência Mineira, em 1789 .revelando seulado satírico,num tom mordaz,agressivo,jocoso,pleno de alusões e mascaras,o poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa,os desmandos dos componentes do governo,o governador de Minas e aindependência do Brasil. As Cartas chilenas, por outro lado, completam a obra de Gonzaga.
        Tinham a estrutura de uma carta, assinada por Cri tilo e endereçada a Doroteu, residente em Madri.Critilo (Tomás Antônio Gonzaga) aplica-se de tal modo na sátira, que a beleza mal o preocupa. Os versos brancos concentram-se no ataque. Sente-se um poeta capaz de escrever no tom familiar quecaracteriza o realismo dos neoclássicos, com certa inclinação para a pintura da vida doméstica.
Para Critilo, o arbitrário Governador constituía, de certo modo, atentado ao equilíbrio natural da sociedade..Seus temas se anunciam a cada carta: a entrada de Fanfarrão no Chile; a fingida piedade inicial deste a fim de angariar negócios; suas violências e injustiças; o casamento do futuro rei d. João 6o eCarlota Joaquina; as desordens e brejeirices de Fanfarrão. Autor revolucionário em certa medida, Gonzaga faz da literatura aqui um modo de combate, um meio que julga capaz de transformar a ordem que nãolhe é conveniente: "Um D. Quixote pode desterrar do mundo as loucuras dos cavaleiros andantes; um Fanfarrão Minésio pode também corrigir a desordem de um governador despótico”, diz o poeta noprefácio. 
A influencia do iluministas franceses se mostra clara ,Gonzaga teria se inspirado no estilo satírico de Voltaire e nas Cartas Persas(1721) do Barão do Montesquieu (1689-1755) ,para intitular seupoema .


Nesta obra ,um dos manuais do iluminismo, uma persa visita a França e tenta entender os hábitos e as instituições do país.
Na comparação entres culturas e costumes diferentes residem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cartas chilenas
  • Cartas Chilenas
  • CARTAS CHILENAS
  • cartas chilenas
  • Cartas Chilenas
  • Cartas chilenas
  • Cartas Chilenas
  • cartas chilenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!