Cartado confef

5202 palavras 21 páginas
CONFEF

Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde

CARTA BRASILEIRA DE PREVENÇÃO INTEGRADA NA ÁREA DA SAÚDE DO DIREITO À SAÚDE
DO CONCEITO DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DA PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO INVESTIMENTO SOCIAL
DAS RESPONSABILIDADES NA PREVENÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
A ESTRATÉGIA DO SUJEITO COLETIVO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
OS EIXOS TEMÁTICOS E DE ATUAÇÃO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DA ATIVIDADE FÍSICA COMO MEIO ESPECÍFICO PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS COMPROMISSOS NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DAS RESPONSABILIDADES DO SISTEMA CONFEF/CREFs
Apresentação
Concordam todos que a Prevenção é um dos fatores fundamentais para uma qualidade de vida positiva. Como exemplo, pode-se citar a máxima popular: é melhor prevenir, do que remediar. Contudo, apesar do total entendimento e concordância, essa questão na maioria das vezes fica somente na retórica, na teoria e pouco se aplica na prática.
Reconhecendo a importância da Prevenção, da promoção da saúde e do papel essencial do Profissional de Educação Física, nesse contexto, o Sistema CONFEF/CREFs (Conselho Federal e Regionais de Educação Física) promoveu o Fórum Nacional de Prevenção Integrada da Área de Saúde, na cidade de Belo Horizonte, nos dias 8 e 9 de setembro de 2005, proporcionando às diferentes profissões da área da Saúde, a intermediação do saber e do fazer, objetivando construir o elo entre a teoria e a prática .
Nesse Fórum, realizado para que de fato a Prevenção pudesse ter o devido tratamento e visando galgar o patamar de direito e de prioridade na composição de Políticas Públicas de Saúde, julgou-se que dois dias de debates seriam insuficientes para atender às aspirações dos participantes e da sociedade e, portanto, era preciso aproveitar as conferências e debates e democratizá-los, com o intuito de alertar população, órgãos

Relacionados