Carta pedagógica

Páginas: 7 (1644 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
Campo Alegre de Lourdes, 15 de abril de 2011

Prezada professora, tudo bem?

Lembra-se daquela minha promessa de concluir minha licenciatura? Pois finalmente estou cumprindo e neste momento encontro-me na realização do primeiro estágio, por isso decidi escrever-lhe para relatar um pouco desta vivência. A escola por mim escolhida para realizar a visita técnica e assim concluir o I estágio noPROFORM, é a mesma que trabalho pelo 3º ano consecutivo. Primeiro farei uma apresentação física, abordando a realidade geral da escola e sua postura administrativa pedagógica e ai sim farei um relato de minhas observações e surpresas ao longo da visita. Será um prazer partilhar essas descobertas. Vamos então à realidade do Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva (CEDIOLS)?
O Colégio acimacitado é relativamente novo na comunidade, mas é o mais procurado entre as poucas instituições que oferecem o ensino médiona cidade.
Construída em 2007, o CEDIOLS é uma escola de porte médio atendendo hoje uma clientela de aproximadamente 600 alunos, com as habilitações em ensino médio e profissionalizante. Para atender esta demanda, o estabelecimento escolar possui 07salas de aula, (sendo umaadaptada), funcionando, 07 no turno matutino, 06 no turno vespertino, 03 no turno noturno, totalizando assim 16 turmas todas equipadas com Tv pen drive. Além das salas de aulas, o colégio possui outros espaços, usados por toda a comunidade escolar, tais como:
- Banheiros para os alunos separado por sexo com acessibilidade aos cadeirantes, e mais 2 banheiros para professores e funcionários;
- Umacantina equipada para preparo da merenda escolar que começou a ser servida aos alunos no ano passado (2010);
-Um laboratório de informática, com 24 monitores com internet banda larga, o intrigante é que raramente é usada pelos alunos, pois a escola não dispõe de material humano para que ela funcione normalmente;
- Uma sala de vídeo equipada com TV 29’, vídeo e retroprojetor. - - Uma sala deleitura pequena com um acervo de aproximadamente 2.800 livros, sendo a maioria deles didáticos, interessante notar professora que a sala é aberta esporadicamente, por falta de funcionário para cuidar.
Além dos espaços já citados a escola ainda tem uma ampla sala de professores equipada com mesa de reuniões, armários individuais (mas que não contempla a todos os docentes), geladeira, ventiladores eaté ano passado tinha um computador com impressora ligado a internet, para pesquisas e impressão de atividades e avaliações. Hoje resta somente um ponto de internet para aqueles professores que possuam computador portátil continuar suas pesquisas, o que tem gerado certo desconforto e cobrança por parte do corpo docente à direção da escola, uma vez que imprimir os trabalhos na secretaria temtumultuado o serviço burocrático e atrasado algumas atividades planejadas pelos professores, segundo a direção vai sair até o próximo mês, só nos resta aguardar, não é mesmo?
A parte efetiva da administração composta por 1 diretora, 2 vice-diretores e 1 secretária e mais alguns auxiliares cedidos pelo município, ocupa 4 salas, sendo uma da direção, outra destinada à coordenação pedagógica, que nuncaexistiu e hoje acomoda a secretária com suas infinitas pastas e arquivos com a documentação escolar, a terceira sala destinada ao atendimento ao público (pais, alunos, professores), para o fornecimento de atestados, históricos, transferências etc ah! é nesta sala que também ocorrem as “brigas” por uma vaga no computador e impressora, tem colegas que chegam 1 hora antes do horário para segurar vaga ea quarta sala é destinada para guardar os materiais esportivos usados nas aulas de Educação Física e os trabalhos produzidos pelos alunos nas diversas disciplinas, atividades e projetos. Para completar a parte interna da escola falta acrescentar o espaço “multiuso”, é como chamamos a única área coberta que a escola possui para realização de reuniões com pais e mestres, palestras, comemorações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carta pedagógica
  • Carta pedagógica
  • Carta pedagógica
  • Carta pedagogica
  • Carta pedagógica
  • CARTA PEDAGÓGICA I PROFORM
  • orientações pedagógicas para produção carta/ leitorr
  • carta pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!