carta de promoçao de saúde

Páginas: 29 (7004 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
CAPÍTULO II - Promoção da Saúde e o Programa de Saúde da Família: uma origem, uma natureza, uma linguagem
II.1 – Breve Histórico da Promoção da Saúde
O Programa de Saúde da Família, enquanto alternativa de reorganização da atenção à saúde, nasce do contexto histórico e conceitual da moderna promoção da saúde, e tem plena identidade com seus princípios definidores.
Nos últimos 20 anos, temosassistido a um crescimento excepcional do campo de promoção da saúde, que vem impactando profundamente as concepções e práticas de Saúde Pública na atualidade. Este movimento origina ou fortalece conceitos fundamentais do moderno campo sanitário, tais como as Cidades Saudáveis, os ambientes favoráveis à saúde, a articulação intersetorial pela saúde, vigilância à saúde e diversas práticas dereorientação de serviços (Buss et al.,1998; Ferraz,1996; Mendes, 1996).
Um dos primeiros autores a utilizar a expressão "promoção da saúde" foi Sigerist (1946), ao definir as quatro tarefas primordiais da medicina: a promoção da saúde, a prevenção de doença, a recuperação do enfermo e a reabilitação. É interessante notar que, ao listar os principais pontos de um programa nacional de saúde, Sigeristdestacou a educação gratuita universal, boas condições de vida e trabalho, oportunidades para descanso e recreação como as três mais importantes, deixando a atenção médica na quarta posição.
Leavell e Clark (1965), ao desenvolverem o modelo de história natural de doença e seus três níveis de prevenção, incluem a promoção da saúde na prevenção primária, como medida destinada a aumentar a saúde e obem estar geral. As atividades a serem realizadas para promover a saúde incluiriam a boa nutrição, o atendimento às necessidades afetivas, educação sexual, orientação pré-nupcial e parental, boas condições de moradia, trabalho e lazer, além de exames periódicos e educação para a saúde.
A associação da promoção da saúde com a atuação sobre determinantes do meio ambiente e dos estilos de vida veio,segundo Terris (1992), com a "segunda revolução epidemiológica": o movimento de prevenção das doenças crônicas.
Melhorias na nutrição e no saneamento, e modificações nas condutas da reprodução humana (com menos número de filhos por família), há muito tempo são reconhecidas como os principais fatores responsáveis pela redução da mortalidade na Inglaterra e no País de Gales no século XIX e iníciodo século XX. As intervenções médicas, como as vacinações e o advento da antibioticoterapia tiveram influência mais tardia e menos importante (MacKeown, 1976).
Já em 1943, a Medicina Social inglesa se preocupava com a epidemiologia das doenças crônicas prevalentes, como a úlcera péptica, as doenças cardiovasculares, o câncer e os traumas acidentais. Considerando suas correlações com as condiçõessociais e ocupacionais, afirmava que elas deveriam ser, em maior ou menor grau, preveníveis. (Terris 1992).
A influência da Medicina Social inglesa se fez sentir profundamente no Canadá, refletindo-se na consagração dos princípios de universalização de assistência médica e na centralidade da prevenção e da promoção da saúde no sistema de saúde canadense. A constatação do papel fundamental dosdeterminantes gerais sobre as condições de saúde, que vem a qualificar a moderna promoção de saúde, deve muito à atuação da saúde pública canadense, e à sua posterior influência internacional (Ferraz, 1994).
O Informe Lalonde (Lalonde, 1974), marco inicial da moderna Promoção da Saúde no Canadá, é considerado por Terris (1992: 4) "a primeira declaração teórica abrangente na Saúde Pública comoresultado dos desconhecimentos de epidemiologia de doenças não infecciosas". Utilizando o modelo do "Campo de Saúde", proposto por Laframboise em 1973 (Carvalho, 1996), o documento afirma que a saúde é determinada por um conjunto de fatores agrupáveis em quatro categorias:
Biologia Humana, que envolve todos os fatos que se manifestam como conseqüência da constituição orgânica do indivíduo, incluindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carta de prevenção e promoção da saude
  • Resenha cartas promoção de Saúde
  • CARTAS E DECLARAÇÕES INTERNACIONAIS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
  • promoçao da saude
  • Promoção a sáude
  • Promoção da saude
  • Promoção da saúde
  • promoção de saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!