Carta de conjunura

1425 palavras 6 páginas
Trabalho
Carta de Conjuntura

Integrantes:
Guilherme Balensifer Oliveira
Gustavo Figueiredo
Renato Dantas
Thaís Cavicchioli Dias

Professora: Celina Ramalho

Data: 05 de Agosto de 2010

1 – Nível de Emprego

De acordo com o IBGE, o PIB registrou crescimento de 2,0% na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2009. O ano se encerrou com uma queda de 0,2%.
Em função da crise financeira internacional, deflagrada em setembro de 2008, houve forte retração na demanda internacional, afetando negativamente o preço das commodities. Este fato afetou o Brasil na diminuição da exportação e no nível de produção industrial, causado pelo aumento de estoques.
Os efeitos da crise foram extremamente severos no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, porém o Brasil respondeu bem a este cenário. Com políticas adotadas pelo governo, como redução de impostos, aumento do salário mínimo, etc., foi restabelecido o consumo das famílias no país.
Considerando a questão da oferta, nota-se uma participação positiva em todos os setores, fato este que não ocorreria desde antes da crise. O setor de serviços, com aumento de 2,1 p.p., foi o setor que mais colaborou com o aumento do PIB se comparado o último trimestre de 2009 versus o mesmo período do ano anterior.
Pelo lado da demanda, também foi possível perceber um aumento considerável do consumo total, contribuindo com um aumento e 5,4 p.p. no comparativo do período. Apesar da queda dos investimentos decorridos neste mesmo período, o consumo registrou aumento pelo 24º trimestre consecutivo.
Por fim, a indústria registrou aumento de 18,4% em fevereiro de 2010 se comparado com o mesmo período de 2009 e o comércio apresentou crescimento de 2,7% na passagem de dezembro para janeiro.

2 – Emprego

Podemos notar que apesar de grande queda nos índices de emprego no final de 2009, 2010 tem se mostrado um ano promissor. O primeiro bimestre mostrou seqüencia de alta no índice de emprego formal.
Essa

Relacionados