Carta de Conjuntura Agregada IPCA e Inflação

Páginas: 52 (12893 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Coordenadores:
Wilson Luiz Rotatori Corrêa
(PPGEA/UFJF)
Paulo C. Coimbra
(PPGEA/UFJF)
Sidney Martins Caetano
(PPGEA/UFJF)

Equipe Técnica:
Ciro Alves Pinto | Aline Caixeta
(Economia Internacional)
Ascânio Vasconcelos
(Política Fiscal e Monetária)
João Guilherme | Thallis Macedo
(Nível de Atividade)




Apoio:


1. IPCA E INFLAÇÃO
Com a perspectiva de melhora do cenárioeconômico doméstico a partirdos estímulos dados pelo governo diante do quadro de baixo crescimento econômico e, principalmente, com o aumento dos preços de commodities agrícolas, as projeções para a inflação ao final de 2012 só se deterioraramno segundo semestre. Se no início de julho, a mediana1 das expectativas de mercado se encontrava em seu menor patamar, 4,85%, o último relatório Focus2para ainflação de 2012 a projetou em5,73% (Gráfico 1). Assegurando, como já se esperava, a inconsistênciadas projeçõesdo Banco Central até meados do ano, quando a instituição ainda acreditava em um possível processo de convergência da inflaçãopara a meta projetada de 4,5% – com margem de 2 p.p. para cima e para baixo­– e ocorrendo “de forma não linear”. O Banco Central (BC), já ao final de setembro,alterou sua expectativa de inflaçãode 4,7% para 5,2% ao final de 2012, bem como para 5,7% em dezembro.

Gráfico 1 – Evolução semanalda mediana de expectativas do mercado (FOCUS) para a Inflação (%).

Fonte: Elaboração do GCE a partir de dados do BC.

O aumento dos preços agrícolas que impactou os índices de inflação a partir de julho ocorreu devido a quebras de safras(choque de oferta) nos EUAde grãos, como o milho e a soja, e nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, advindas de adversidades climáticas. O aumento inicialmente percebido no Índice de Preços do Atacado (IPA),com elevação nas cotações desses grãos e nos custos de criações de suínos e aves, foi posteriormenterepassado aos consumidoresvia aumento nos preços de carnes ede outros bens.
Com a disparada dos preços agrícolas, ainflação acumulada em 12 meses se situou em 5,20% no mês de julho, revertendo a trajetória decrescente iniciada de setembro para outubro do ano anterior ao passar de 7,31% para 6,97%,até junho de 2012, quando atingiu 4,92%, ainda acima da meta de 4,5% (Gráfico 2).

Gráfico 2 – Inflação acumulada nos últimos 12 meses (%).

Fonte: Elaboração do GCE a partir de dados do IBGE.

Mesmo com oschoques que deterioraram as projeções para a inflação no segundo semestre, os índices registrados no ano confirmaram as expectativas do início do ano para uma inflação em 2012 inferior àquela registrada em 2011, na qual a taxa acumulada do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechou em 6,50%, no teto da meta. Essas expectativas se apoiaramnos efeitosdesinflacionários da crise externa que fizeramcom que os preços das commoditiesfossemnegativamente impactados no primeiro semestre;e no aumento dos níveis de endividamento e deinadimplência no mesmo período, quando o mercado interno contemplava ritmo moderado da atividade econômica doméstica no curto prazo, com expectativa de aceleração somente ao longo do ano, haja vista que com os juros em queda e desemprego nas mínimas históricas, ademanda tenderia a crescer.
Ainda assim, algumas variações mensais registradas por seus respectivos IPCAs apresentaram resultados inesperados. São eles: o índice de março com leve alta de 0,21% (quando se esperava aceleração de 0,64%)devido ao declínio com gastos em educação e alimentação que impactaram fortemente osíndices de fevereiro e janeiro, respectivamente; o IPCA de abril com variação positivade 0,64%, influenciado pelo aumento dos gastos com serviços; a baixa variação de 0,08% em junho, repercutindo a queda nos preços dos automóveis, proveniente da redução do IPI a partirde 21 de maio; a forte aceleração do grupo alimentação e bebidas no IPCAa partir de julho; a manutenção de um IPCA alto emoutubro, com variação de 0,59%, impactado tanto pelos alimentos quanto pelo grupo vestuário,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carta conjuntura
  • Macroeconomia- inflação oferta agregada e estabilidade
  • IPCA
  • Ipca
  • ipca
  • Ipca
  • ipca
  • Ipca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!