Carta de apoio à greve dos profissionais da educação - SIMTED

547 palavras 3 páginas
Carta de apoio à greve dos profissionais da educação - SIMTED Nós estudantes universitários de todo país, da tese Reconquistar a UNE, manifestamos publicamente nosso apoio à greve dos profissionais de educação publica municipal da cidade de Dourados-MS. Entendemos que a luta por melhores condições de trabalho, por um plano de carreira digno e pela reposição salarial, entre muitas pautas, é, na verdade, a luta por igualdade social no país. Essa igualdade passa pelo acesso universal à educação pública de qualidade em todos os seus níveis.
Compreendemos que na atual conjuntura, a precarização da educação no município de Dourados/MS, ao que se refere à participação dos professores tanto na construção e manutenção de projetos de apoio pedagógicos, assim como, nas condições de trabalho, provocam uma subordinação e têm forçado um sufocamento político capitalista concernentes a um sucateamento estrutural e moral. Há uma marginalização dos Professores e Professoras pela opressão do salário base, da contratação em caráter temporário – que atua na lógica da empresa privada – tirando a categoria de cena enquanto atores sociais que lutam, reivindicam e fiscalizam o poder público. É inadmissível que o governo trate com tanto descaso a educação publica.
A política que tem apresentado como exemplo a maquiagem instrumental que ao publico soa como avanço (kits escolares, por exemplo), fazendo com que a opinião pública, se acomode, por parecer que a certo modo, a Educação está melhorando, na realidade serve para a corrupção pelo desvio de recursos públicos mascarados de avanço social. Entendemos essas falsas promessas de mudança e progresso, como sendo mecanismos paliativos que não resolvem problemas e acobertam fraudes e procrastinam a verdadeira e essencial mudança, que é a valorização dos profissionais da Educação.
Não podemos deixar despercebidas as ações pragmáticas que cultuam a

Relacionados