Carta Aberta

Páginas: 2 (442 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CARTA ABERTA À PROFESSORA DEISE FERRARINI E COLEGAS DA DISCIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II


Brasília-DF, 12 de setembro de 2013.


Em 2007, houve um grande desabamento em uma obra do Metrô deSão Paulo. Francisco Sabino, de 46 anos, conhecido como Barnabé, morreu ao tentar recuperar documentos deixados no interior do caminhão que dirigia.



Na sua opinião o que poderia ter motivado apreocupação de Barnabé em querer salvar seus documentos? Essa é uma pergunta que somente o Barnabé poderia responder. Quanto a nós, só nos resta conjecturas. Pode ser que o seu intento fosse o deresgatar não apenas os documentos, mas talvez algum valor, como o seu salário, o sustento da sua família, o pagamento do aluguel, das dívidas, entre outros.

Por que as pessoas, às vezes, arriscam-se aperder a vida para salvar papéis? Muitas pessoas norteiam suas vidas apoiadas nos mais diversos valores, entre eles o fato de existirem como criatura de bem, que consiste em ter o nome limpo e poder andarde cabeça erguida, estabelecendo, para tanto, padrões de comportamento imutáveis, como estar sempre munido dos seus documentos, sem os quais se veem despidos, sendo capazes de arriscar a própria vidapara mantê-los, mesmo sabendo que lhes é garantido o direito à obtenção da segunda via.

Esse comportamento é facilmente encontrado nas pessoas com pouco ou quase nenhum grau de instrução, queexercem profissões cuja remuneração é baixa e estão sempre mudando de emprego, não se dando conta de que o porte de alguns documentos não é obrigatório e, restam por atribuir-lhes valores muitas das vezessuperiores à vida, pois acreditam que somente eles têm o poder de comprovar inequívoca e irrefutavelmente a sua identidade, bem como, proporcionar-lhes meios de sobrevivência, como por exemplo, assumirum emprego.

O que é mais Importante: manter-se vivo ou salvar documentos, mesmo que sejam importantes? Sem sombra de dúvidas, o mais importante acima de tudo é manter-se vivo, pois documentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARTA ABERTA
  • carta aberta
  • carta aberta
  • carta aberta
  • Carta Aberta
  • Carta Aberta
  • Carta Aberta
  • Carta Aberta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!