Carrinho Macâtronico

3673 palavras 15 páginas
Passo 2

Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:

Deformação Elástica

Esse tipo de deformação é provocado por uma tensão ou variação térmica. Toda Deformação Elástica acontece por meio de uma tensão não proporcional. Esse tipo de deformação é reversível, pois uma vez retirada a tensão que ocasionou a deformação, o material volta ao normal.
Os efeitos das molas são considerados deformações plásticas. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado. A deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que a provoca, também ocorre quando há uma variação térmica que altera a forma de um corpo.
Existem três tipos de deformações por tensão: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.
Na deformação elástica, o corpo é submetido a uma força que não supera a tensão de elasticidade, demonstrada pela Lei de Hooke, por isso o corpo retoma seu estado inicial.
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante do corpo que é deformada: No SI, F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou esticá-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
A Lei de Hooke também é percebida após a realização do ensaio de tração e deste é obtido o gráfico de Tensão x Extensão. O comportamento linear mostrado no início do gráfico está nos afirmando que a Tensão é proporcional à Extensão. Logo, existe uma

Relacionados