Carreira e profissão no serviço público brasileiro

Páginas: 17 (4007 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
SEMINÁRIO TEMÁTICO: CARREIRA E PROFISSÃO NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO

Trabalho apresentado junto ao Curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito parcial para aprovação na disciplina Seminário Temático: Carreira e Profissão no Serviço Público Brasileiro.



Qual será o caminho para a Administração Pública que continuará a existir? Foco em resultados?Ampliação do atendimento à sociedade?

Em meio à era tecnológica em que vivemos e o papel da globalização nas economias mundiais, o caminho que a Administração Pública trilhará, sem dúvida, é o caminho da modernidade com enfoque em resultados e com maior abrangência de atendimento à sociedade. Hoje encontramos com mais facilidade e transparência, por exemplo, leis, decretos, portarias, remunerações deservidores, etc, em sites estatais com o objetivo de transparecer à sociedade os atos e fatos que ocorrem na Administração Pública atendendo ao princípio da Publicidade e Eficiência.
Muitos servidores ingressantes possuem qualificação e capacitação à altura do que se espera da Administração Pública (entusiasmo, proatividade, experiência, conhecimento teórico), mas por vezes acabam decepcionadospela dinâmica e cultura do serviço público. Como citado no quinto capítulo de nosso fascículo existe a necessidade de “reensinar” as tarefas aos servidores públicos através de capacitação, desde aquelas tarefas consideradas mais simples e de acordo com Flores Filho (2009) no Estatuto do Servidor Público Civil no Brasil, o artigo 20 aborda que, para a contratação o servidor está sujeito a um períodode experiência em que são consideradas como critérios de análise de desempenho baseadas em assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade, não sendo consideradas habilidades de cooperação, sociabilidade e experiências práticas vividas. Ou seja, percebe-se que ainda não há nos critérios de contratação e gestão de recursos humanos considerações que relevemdefinições como relações pessoais, priorizando estas relações e motivando os funcionários das diversas formas possíveis.
O caminho tecnológico atual da Administração Pública deve estar antes de tudo embasado na burocracia. Sempre que tratamos do tema burocracia há quem se incomode, o fato é que a burocracia de Weber mal interpretada ou esquecida e encalhada torna-se disfuncional ao bom andamento e aoatendimento satisfatório da sociedade. O modelo burocrático organizacional deve acima de tudo ser um modelo em constante transformação e adequação às necessidades do ambiente em que estiver inserido, e assim deve ser a Administração Pública Federal, uma máquina em progresso criando e formando bons servidores em vista do bem comum.
Para Kliksberg (1994), a nova administração pública finaliza aarbitragem burocrática, em que os direitos dos cidadãos são respeitados e as contas são prestadas de acordo com as necessidades dos cidadãos. Para Pereira (1997), esta orientação é focada para o cidadão e para o alcance de resultados, utilizando a descentralização e delegação de autoridades. A descentralização de autoridades facilita o trabalho e tornam os procedimentos menos burocráticos, no entanto,se não estiver bem atrelado às regulamentações financeiras e controle fiscal pode ser margem para aumento da corrupção, que se trata de um fator já amplamente discutido no Brasil.

Referências Bibliográficas:

Flores Filho, Edgar Gastón Jacobs. Carreira e profissão no serviço público. Ouro Preto: UFOP, 2009. 89 p.
Kliksberg, B. Como transformar o Estado. Para além de mitos e dogmas. Brasília,Enap, 1992.
Pereira, L. C. Bresser. Da administração pública burocrática à gerencial.  Revista do Serviço Público , Brasília, 120(1):7-41, jan./abr. 1996.

ATIVIDADE 2

Realizar a Leitura do capítulo 2 e elaborar um quadro comparativo dos modelos discutidos no texto, apresentando a sua aplicabilidade nas instituições públicas no cenário atual

QUADRO COMPARATIVO DOS MODELOS |
Do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carreira e profissão no serviço público brasileiro
  • Quadro
  • A Greve no Serviço Público Brasileiro
  • serviços publicos brasileiros
  • A ética profissional no serviço público brasileiro
  • Mudanças organizacionais no serviço publico brasileiro
  • a ética profissional no serviço público brasileiro
  • A ética profissional no serviço público brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!