Carolna Solidária

1032 palavras 5 páginas
ESAMC SOROCABA

CARONA SOLIDÁRIA

Sorocaba, maio, 2014

INTRODUÇÃO
O deslocamento diário de milhares de pessoas resulta em um grande volume de veículos circulando pelas ruas e avenidas da cidade, seja utilizando veículos próprios ou utilizando veículos de transporte coletivo. Portanto, além de impactar diretamente no trânsito local, dificultando a locomoção e consequentemente, perda de tempo, também resulta em um grande consumo de combustíveis.
Pensando nessa situação, seria conveniente minimizar a quantidade de veículos em circulação e também maximizar a capacidade e disponibilidade dos sistemas de transportes coletivos, de forma que todas essas pessoas cheguem aos seus destinos, com segurança e conforto.
Logo, um sistema informatizado que proporcionasse às pessoas a possibilidade de colaboração, baseado na oferta de caronas, poderia contribuir na mitigação dos impactos negativos que o excesso de veículos ocasiona nas vias públicas. Tal proposta não é inovadora, considerando o fato de que já existem algumas iniciativas similares. No entanto, essa proposta ainda não se consolidou e não tem sido divulgada em meios massivos de comunicação. Também falta o apoio e até mesmo o incentivo do Poder Público, que poderia impactar positivamente na difusão da proposta, se houvesse o interesse político.
Em abril de 2014 a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu uma nota em que alerta os cidadãos sobre os aplicativos para tablets e smartphones que se propõem a oferecer carona solidária, utilizados em algumas cidades brasileiras. De acordo com o órgão, os usuários precisam ter cuidado porque o “serviço” não pode ser cobrado pelos proprietários dos veículos, independente do valor.
A ANTT reconhece a importância da iniciativa, considerada eficaz para minimizar o problema dos engarrafamentos e da poluição causada pelos carros. No entanto, o objetivo final da ação não deve ser o lucro. Para esse tipo de operação – remunerada -, é necessário que o

Relacionados