Carolinteco

251 palavras 2 páginas
RESUMO – CONTROLE 1 – INTECO

1. O estado e a economia
O estado intervém de varias formas na economia . EX: Aplicações, política monetária, impostos, juros, taxa de câmbio, ações contra a desigualdade . Nas ultimas décadas, a importância econômica do bom funcionamento de instituições, é um elemento central na explicação do crescimento diferenciados dos países da América do norte e Europa ocidental ao longo dos séculos.

2. A busca por maior ganho
Refere-se à forma como a teoria econômica estiliza o comportamento dos agentes econômicos ( ou seja de quem produz , vende , compra , consome- indivíduos, corporações, empresas produtivas). Todos buscam maximilizar seus ganhos – levados em conta, naturalmente, as restrições dadas pelos recursos disponíveis , pelas oportunidades abertas a esses agentes e pelas informações de que de que estes dispõem com relação a tais oportunidades .

PREÇO= Capacidade das pessoas de compra
EMPREGO = Fonte de renda principal da maioria das pessoas.

3. Custo de oportunidades
Oportunidades de investimento. É o custo medido em termos de um uso alternativo dos recursos disponíveis. O ganho que obterei em minha aplicação é a diferença entre o rendimento desta e meu curso de oportunidade. O recursos são finitos ,e , portanto é indispensável que, ao se contemplar um aumento nos gastos sociais, o custo de oportunidade dessa decisão seja levado em conta.

4. Raciocínio marginal
Estágios de otimização. Confronto entre benefícios e custos. Enquanto o beneficio de uma ação é superior ao seu custo você repete o experimento.

5. O que é economia
Escolha entre as opções alternativas , dados recursos escassos.

Relacionados