Carnoy, martin. "a vantagem acadêmica de cuba: por que seus alunos vão melhor na escola”.(capítulo 5, o longo caminho: da construção do currículo à aprendizagem do aluno), rio de janeiro: ediouro, 2009.

Páginas: 4 (954 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Universidade Castelo Branco
Departamento de História

Nome dos alunos: Lais Clara, Raynner França, Rodrigo Dantas
Matrículas: 2012230511 / 2012124240 / 2012210114
Disciplina: PráticasPedagógicas da Escola de Formação dos Professores

CARNOY, Martin. "A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola”.(Capítulo 5, O Longo Caminho: Da Construção do Currículo àAprendizagem do Aluno), Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.


Os governos podem afetar o desempenho do aluno, influenciando o contexto da vida das crianças fora da escola, na maneira pela qual e transmitida aeducação fazendo a diferença no quanto as crianças aprendem. E o contexto sociopolítico e importante na modelagem das políticas educacionais do estado para a transmissão da educação.

A os paísescomparados Cuba, Chile e Brasil, mostra a dependência cubana em relação a uma administração pública rigidamente dirigida para controlar o processo educacional, pela ênfase chilena nos incentivos de mercadoe pelo esforço brasileiro de “corrigir” seu sistema educacional drasticamente desigual mediante reformas financeiras. Nenhuma dessas mostra a melhor maneira de abordar a eficiência e a equidadeeducacional e sim o resultado das visões políticas a respeito do que constitui a “eficiência” social. O estado cubano acredita em um sistema hierarquicamente dirigido para atingir seus objetivos; o estadochileno e o brasileiro escolheram ser muito mais indireto. A “tecnologia” de todos os sistemas escolares depende do currículo construído pelo estado e dos professores formados para transmiti-lo.

Ocurrículo cubano não aborda tanto conteúdo quanto alguns livros didáticos (no Brasil), mas basicamente todos os estudantes cubanos estudam todo conteúdo do currículo cubano especificado. No Brasil eno Chile, o escopo curricular varia muito de escola para escola. Sendo que o material desses livros em cuba são feitos pelo estado e no Chile e no Brasil e feito pelas editoras em assim escolhidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O comportamento de motoristas e pedestres na percepção de alunos de escolas públicas e particulares do rio de janeiro
  • O papel da escola e do professor na aprendizagem do aluno
  • Resenha
  • Áreas de atuação e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos
  • PLANEJAMENTO: CAMINHO PARA O INCENTIVO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA
  • Resenha: carvalho, josé murilo. cidadania no brasil: o longo caminho. 12ª ed. rio de janeiro: civilização...
  • A Construção de uma Escala de Estratégias de Aprendizagem para Alunos do Ensino Fundamental1
  • A aprendizagem do aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!