Carnoy, martin. "a vantagem acadêmica de cuba: por que seus alunos vão melhor na escola”.(capítulo 5, o longo caminho: da construção do currículo à aprendizagem do aluno), rio de janeiro: ediouro, 2009.

954 palavras 4 páginas
Universidade Castelo Branco
Departamento de História

Nome dos alunos: Lais Clara, Raynner França, Rodrigo Dantas
Matrículas: 2012230511 / 2012124240 / 2012210114
Disciplina: Práticas Pedagógicas da Escola de Formação dos Professores

CARNOY, Martin. "A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola”.(Capítulo 5, O Longo Caminho: Da Construção do Currículo à Aprendizagem do Aluno), Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.

Os governos podem afetar o desempenho do aluno, influenciando o contexto da vida das crianças fora da escola, na maneira pela qual e transmitida a educação fazendo a diferença no quanto as crianças aprendem. E o contexto sociopolítico e importante na modelagem das políticas educacionais do estado para a transmissão da educação.

A os países comparados Cuba, Chile e Brasil, mostra a dependência cubana em relação a uma administração pública rigidamente dirigida para controlar o processo educacional, pela ênfase chilena nos incentivos de mercado e pelo esforço brasileiro de “corrigir” seu sistema educacional drasticamente desigual mediante reformas financeiras. Nenhuma dessas mostra a melhor maneira de abordar a eficiência e a equidade educacional e sim o resultado das visões políticas a respeito do que constitui a “eficiência” social. O estado cubano acredita em um sistema hierarquicamente dirigido para atingir seus objetivos; o estado chileno e o brasileiro escolheram ser muito mais indireto. A “tecnologia” de todos os sistemas escolares depende do currículo construído pelo estado e dos professores formados para transmiti-lo.

O currículo cubano não aborda tanto conteúdo quanto alguns livros didáticos (no Brasil), mas basicamente todos os estudantes cubanos estudam todo conteúdo do currículo cubano especificado. No Brasil e no Chile, o escopo curricular varia muito de escola para escola. Sendo que o material desses livros em cuba são feitos pelo estado e no Chile e no Brasil e feito pelas editoras em assim escolhidos

Relacionados