CARNEIRO_O fenômeno religioso em transito_LEMM_2015

2689 palavras 11 páginas
O fenômeno religioso em trânsito: a imigração para o Brasil na primeira metade do século XX como condutor do fenômeno religioso pentecostal

CARNEIRO, Washington Phillip Spanhol1

RESUMO: O presente trabalho busca discutir a imigração como fator preponderante no trânsito religioso para o Brasil na primeira metade do século XX. Procura destacar por meio de uma análise sócio-histórica a gênese do fenômeno religioso pentecostal no movimento holiness surgido nos Estados Unidos com maior força no século XIX. O fenômeno religioso pentecostal chega ao Brasil por meio de um missionário italiano naturalizado norte-americano e de suecos imigrados para os Estados Unidos por causa da crise econômica que vivia a Suécia entre as décadas de 1860 e 1890, dentre outros fatores. Os missionários têm contato com as raízes norte-americanas do fenômeno pentecostal e nesse movimento de ideias e pessoas, por meio do caminho da imigração, desembarcam em solo brasileiro em 1910 trazendo a mensagem do fenômeno pentecostal como o cerne de suas ideias religiosas.
Palavras-chave: Imigração. Trânsito religioso. Pentecostalismo.

Introdução

A imigração no Brasil atinge o seu auge na Primeira República. Assim como outros países da América do Norte e América do Sul, o Brasil está entre os países que mais receberam imigrantes na virada do século XIX para o século XX. Dentre eles, europeus, asiáticos e africanos.

Esse processo de imigração para o Brasil se intensificou no Segundo Reinado, quando as políticas de imigração e tentativas de branqueamento da população se disseminaram e alcançaram mais força na arena política. Momento em que as políticas de imigração passam a ser difundidas no exterior como parte de um projeto político de transição da mão de obra escrava para a mão de obra livre e branca.

Tal processo não foi inocente com relação à escolha da mão de obra branca, pois as ideias que fundamentavam essas políticas se baseavam em ideias racistas e deterministas que eram correntes na Europa

Relacionados