carneiro hidraulico

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
 PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Departamento de Engenharia Civil – IPUC






CARNEIRO HIDRÁULICO –PRÁTICA 06Belo Horizonte
2014





INTRODUÇÃO
O carneiro é um aparelho empregado para elevar água a alturas limitadas, nãoutilizando nenhuma fonte de energia, a não ser a própria energia de posição da água disponível que se deseja elevar. Para tanto, o carneiro vale-se do fenômeno do golpe de aríete.
OBEJETIVO
Verificar avazão recalcada, vazão perdida, rendimento volumétrico e rendimento total.
FUNCIONAMENTO
Para obter o funcionamento do carneiro, libera-se a válvula do corpo, colocando-a em sua posição inferior.Estabelece-se, então, um fluxo do reservatório superior, para o exterior, vertendo a água livremente pelo corpo , passando pelos orifícios da válvula. Sendo bastante a seção de escoamento formada pelosfuros da válvula e pelo espaço que se segue entre a mesma e a sede cônica, o regime de escoamento ali, antes que a água verta livremente, é forçado, sob forte aceleração da água. Essa aceleração implicaredução de pressão, que causa o desequilíbrio da válvula dentro do corpo. A subida da válvula cria um progressivo efeito de frenagem sobre a massa líquida em escoamento. Quanto ela atinge seu pontosuperior, fica vedada a passagem da água e produz-se, pelo fechamento brusco, um golpe de aríete.


PRÁTICA
1. Estabelecer um curso para a válvula, o curso da válvula é determinado peloposicionamento da porca na haste rosqueada. O passo da rosca é de 1,25mm, variamos o curso de voltas na haste de 6 vezes.
2. Colocou-se o carneiro em funcionamento por 2 minutos
3. Para cada 2 minutos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carneiro hidraulico
  • Carneiro hidráulico
  • carneiro hidraulico
  • Carneiro Hidraulico
  • carneiro hidraulico
  • carneiro hidraulico
  • Carneiro Hidráulico
  • Carneiro hidraulico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!