Carne

Páginas: 9 (2160 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Conceito
Dá-se o nome de carne ao tecido muscular dos animais, incluindo o homem. É formada principalmente de proteínas, gorduras e água. Esse tecido é usado como alimento para os animais carnívoros e omnívoros, incluindo o homem. No sentido alimentício, geralmente a palavra "carne" só é usada para se referir à carne de mamíferos, répteis, aves e anfíbios.
No sentido religioso, a carne estásimbolicamente associada ao sexo, muitas vezes do ponto de vista do pecado, como em pecado carnal, ou fraqueza da carne.
Histórico
O consumo de carne pelos seres humanos, que se acredita que tenha sido iniciado entre 1 milhão e 500 mil anos atrás, trouxe uma grande vantagem em relação às dietas vegetarianas da época: uma dieta rica em gordura, proteínas e ferro, sendo estes dois últimos facilmentemetabolizados quando vindos de origem animal. Muitos cientistas defendem a idéia de que o cérebro humano só pôde se desenvolver de tal maneira graças a esse aumento da ingestão de proteínas e calorias. Contudo, com o desenvolvimento da agricultura a partir do neolítico, os seres humanos foram paulatinamente obtendo outras possibilidades de alimentos ricos em proteínas, mas de origem vegetal, comoos feijões e leguminosas.
Consumo de carne e a saúde humana
Todo tecido muscular é rico em proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais, e na maioria dos casos, é uma boa fonte de zinco, vitamina B12, selênio, fósforo, Vitamina B3, Vitamina B6, ferro e Vitamina B2. Apesar dos seus benefícios, a carne tende a ter níveis altos de gordura, especialmente na carne vermelha gorda e peixesgordurosos (e.g.: salmão, atum). A gordura da carne, porém, pode variar de acordo com à espécie ou raça do animal; a forma como ele foi criado, incluindo como ele foi alimentado; a parte anatômica de seu corpo; e os métodos de confecção.
Inúmeras pesquisas apontam que o consumo de carne pode ser danoso para a saúde humana. Mesmo o consumo das chamadas "carnes brancas" já é apontado como algo perigoso.Um estudo publicado no British Journal of Nutrition, por exemplo, estudou a dieta de cidadãos escandinavos cujas dietas eram ricas em peixes e apontou que elas elevavam de maneira significativa risco de derrame.O estudo analisou mais de mil pessoas em Norrland, Suécia, região onde os homens comem peixe mais de duas vezes por semana. E os pesquisadores notaram que esse grupo que consumia muitopeixe estava mais propenso a ter derrame. Porém, os autores do estudo não sabem se havia, no alimento, algum poluente responsável pelo aumento do risco, e não consideraram o estilo de vida dos participantes. Apesar dos resultados, eles acreditam que os benefícios do consumo são maiores do que os riscos.[1]
Outras pesquisas porém, apontam que o consumo de carne magra feito de forma moderada pode serbenéfico a saúde. Especialistas do Programa de Educação Nacional ao Colesterol,[2] atestam que 150 a 180 gramas de carne bovina magra por dia fazem parte de dietas destinadas a diminuir o colesterol sérico. Um relatório aprovado pela Associação Americana do Coração,[3] e outras 26 grandes organizações de saúde apontou não ser necessário eliminar o consumo de carne vermelha magra.
O fígado deanimais é uma grande fonte de vitaminas, ferro e entre outros minerais, já que ele funciona como um reservatório. Seu consumo, porém, deve ser moderado, já que a quantidade de algumas vitaminas passam dos valores recomendados, o que pode ser prejudicial, em particular às lipossolúveis como a vitamina A.
A carne e o cancro
A relação entre o consumo de exagerado carne e a ocorrência de cancro em sereshumanos é estabelecida em diversos estudos publicados em universidades de renome ao redor de todo o mundo. Um estud o realizado na Universidade da Carolina do Norte, por exemplo, publicado no The Journal of Nutrition, mostra que o consumo elevado de carne aumenta risco de câncer de cólon.[4] Já cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, mostram que o consumo de carne vermelha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carne
  • Carne
  • Carnes
  • Carne
  • Carnes
  • CARNES
  • Carnes
  • carne

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!