carnaval

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
Carnaval de Diamantina
Como a cidade se prepara para o carnaval O Carnaval de Diamantina, em Minas Gerais, é conhecido como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, já que milhares de pessoas de todo o país – e até estrangeiros – se reúnem na cidade para fazer festa 24 horas por dia.
A animação fica por conta dos batuques e bandas nos palcos da região histórica da cidade, além dos DJ’s noscasarões e dos vários blocos tradicionais que arrastam os foliões pelas ruas tombadas como “Patrimônio Cultural da Humanidade” – atualmente, a Bartucada e a Bat-Caverna são as atrações mais esperadas do carnaval, apresentando shows diferenciados que agitam os foliões na Praça do Mercado Velho.
Para assistir aos shows principais não é preciso pagar nada, mas há dois espaços exclusivos para osfesteiros mais exigentes: o Bloco Biribiri e o Camarote Energia & Cia. O primeiro é a área VIP do carnaval diamantinense, que fica localizada em frente ao palco principal e possui bares, banheiros, segurança, espaço limitado, dentre outras coisas, para garantir um carnaval mais tranquilo.
Já o Camarote Energia & Cia é o camarote Open Bar do Bloco Biribiri, com vodka, cerveja, água, refrigerante esucos. O espaço, que funciona no prédio histórico do Mercado Velho, que fica localizado ao lado do palco principal, é ideal para quem gosta de bebidas e deseja um local para se esconder da chuva durante os shows. Vale ressaltar também que os abadás do camarote também dão acesso ao Bloco Biribiri. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Diamantina recebe cerca de 150 mil turistas por ano.Nas ladeiras, becos e praças, o visitante se depara com os casarões e suas histórias, que deram à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Mais que profissão, a música é motivo de orgulho. O pagamento para nós seresteiros é ver o brilho nos olhos dos turistas, o canto que nos acompanha e o sorriso estampado nos rostos destas pessoas.
Quem decide pular o Carnaval em Diamantina precisade preparo físico: são 24 horas de folia durante os cinco dias de festa entre as ruas estreitas e os casarões antigos da cidade. De dia, a animação fica por conta dos blocos caricatos, e à noite quem comanda são as duas famosas batucadas: a Bartucada e a Bat Caverna, na Praça do Mercado Velho, que chega a reunir mais de 15.000 pessoas por dia.


Atrações
A Bat Caverna é um grupo de samba quesurgiu em Diamantina no ano de 1985. Ela nasceu da união de sete adolescentes que tocavam algum instrumento musical e que tinham em comum a paixão pelo samba de raiz.
 
Como, na época da fundação do grupo, todos os integrantes eram menores e não podiam beber nem ficar na rua até tarde, eles faziam sua roda-de-samba em um bar que era muito pequeno e discreto. Por isso foi por eles apelidado de"bat-caverna". Suas apresentações foram tornando-se tradicionais no barzinho e as pessoas começaram então a referir-se a eles como a "turma da bat-caverna". Foi assim que surgiu, então, o nome da Bat. As rodas de samba da Bat Caverna foram se tornado cada vez mais famosas e eles começaram a tocar em bares cada vez maiores e a atrair um público cada vez maior.
 
Foi então que, no carnaval de 1993,sentindo que os bares de Diamantina já não comportavam seu público, que se multiplicava a cada ano, a Bat Caverna resolveu transferir a roda de samba para o palco e transformá-la num verdadeiro show, com um número muito maior de ritmistas do que nas rodas, tornando-se, assim, uma verdadeira batucada. Hoje em dia suas apresentações contam com a participação de aproximadamente 40 ritmistas.
 
ABat Caverna, durante a sua caminhada, cantou com diversos "puxadores" diferentes. Destaca-se entre eles o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Maurício Tizumba, que se uniu à Bat no ano de 1998. Deste casamento, nasceu o primeiro CD do grupo, "Patrimônio da Alegria" (Bat-Caverna e Maurício Tizumba-1999) lançado em homenagem ao título recebido por Diamantina de Patrimônio Cultural da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carnaval
  • O Carnaval
  • carnaval
  • carnaval
  • carnaval
  • Carnaval
  • Carnaval
  • carnaval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!