carnaval

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Colégio Estrela Sirius

Luiz Fernando Z. Felipe






CARNAVAL










São Paulo
2014



Luiz Fernando Z. Felipe




CARNAVAL


Professora
Evelin - Geografia




São Paulo
2014


Índice

Carnaval de Pernambuco...........................................................4
CulináriaÁrabe...........................................................................5
Roupas Árabes...........................................................................7
Crenças Árabes........................................................................10
Costumes Árabes.....................................................................11
Principais Palavras Árabes.......................................................13Conclusão.................................................................................15
Bibliografia................................................................................16















Carnaval de Pernambuco
A folia do Carnaval de Pernambuco começa muito antes do carnaval, e acontece de forma mais forte principalmente nos bairros do Recife Antigo, em Recife, e naCidade Alta em Olinda, e em pequenos focos no restante da cidade. Ritmos comuns são o frevo, a ciranda e o maracatu.
O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles O Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, às zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense. Além dos tradicionais blocos e troças quepercorrem suas ladeiras, embalados pelo ritmo do frevo. São exemplos destes a Pitombeira dos Quatro Cantos, fundada em 1947, quando um grupo de rapazes desfilou pelas ruas da Cidade Alta cantando e empunhando galhos de pitombeira; e o "Elefante de Olinda", fundado em 1952 por um grupo de rapazes da Cidade Alta, que durante o Carnaval saíram pelas ruas com um elefante de porcelana cantando umamúsica improvisada em homenagem ao animal. A grande concentração destes blocos e troças se dá na frente da Prefeitura Municipal, onde pode-se encontrar o maior número de foliões por metro quadrado.
No Recife o carnaval tem sua abertura com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, no sábado pela manhã. No bairro do Recife Antigo, começa a tarde com feirinhas de artesanato eapresentações de grupos percussivos, entre outras atrações. No interior, algumas cidades têm seus carnavais típicos, como Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Bezerros, com os Papangús, Pesqueira, com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano, entre outras.

Carnaval da Bahia
O Carnaval de Salvador, ou imprecisamente Carnaval da Bahia, é umafesta popular de rua que é organizada anualmente em Salvador, no estado brasileiro da Bahia. Começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais - carnaval de rua contra carnaval em clubes privados - resultando em uma inversão da ordem social, tornando uma celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa. O Carnaval de Salvador começa 6 dias antes daquarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. Em 2005, foi considerado o maior carnaval de rua do mundo pelo Guinness Book. Os foliões festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Em 2013, foi criado o Afródromo, dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés e formará um novo circuito no carnavalsoteroplitano a partir de 2014, partindo do bairro do Comércio. Há também Carnaval nos bairros da cidade como em Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima. Durante o evento, dezenas de cantores famosos desfilam nos trios elétricos, caminhões grandes, com luzes e som, acima do qual os artistas cantam e dançam. Dentre eles, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Margareth Menezes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carnaval
  • O Carnaval
  • carnaval
  • carnaval
  • Carnaval
  • Carnaval
  • carnaval
  • carnaval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!