carnaval

Páginas: 2 (459 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
Império da Tijuca
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca foi fundado em 08 de dezembro de 1940 no Morro da Formiga, situado no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. Entre seusfundadores estão Joaquim Augusto de Oliveira (Seu Quincas), Rodolfo Augusto de Oliveira, Celestina Pinto Rabaça, Fernando Matos, Jorge Domingos da Silva, João Escrevente, Mario Pereira, ManoelQueiroz, Aylton dos Santos, Emílio Marcatte, Manuel Pinto, entre outros.
A agremiação foi a primeira na história do carnaval a utilizar a palavra “Império” em seu nome, razão pela qual seu símbolo é umacoroa, representação de nobreza e tradição. Em seu escudo encontram-se representados, ainda, o fumo e o café, referências às riquezas da região onde foi criada a escola. Entre suas personalidades maisconhecidas encontram-se nomes como Sinval Silva (compositor predileto de Carmem Miranda) e Mario Pereira (mais conhecido como Marinho da Muda).
Desde sua fundação, o Império desenvolveu atividadesvoltadas para a comunidade do Morro da Formiga. Existia uma escola de alfabetização para crianças, a Tropa José do Patrocínio, grupo de escoteiros que atuou durante muitos anos na comunidade.
Osprimeiros desfiles
O primeiro desfile do Império da Tijuca aconteceu em 1946, quando defendeu o enredo “Aos Heróis do Monte Castelo”. Na época existia apenas um grupo de escolas de samba, com 19 agremiaçõesdesfilando. Por ter sido o primeiro desfile após o encerramento da II Guerra Mundial, diversas escolas trouxeram enredos que exaltavam os feitos e heróis do conflito.
Na década de 1950 a escolaalternou-se entre o primeiro e o segundo grupo, firmando-se cada vez mais como uma agremiação competitiva no carnaval. Fato curioso nessa época é o carnaval de 1953 em que o Império da Tijuca não foijulgado pelos jurados. O motivo não consta na ata de julgamento daquele ano, em que a escola desfilou o enredo “A primeira cultura de café no Brasil”. O primeiro título veio em 1964 com o enredo “O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Carnaval
  • carnaval
  • carnaval
  • carnaval
  • Carnaval
  • Carnaval
  • carnaval
  • carnaval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!