Carnaval de São Paulo

Páginas: 113 (28060 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Carnaval de São Paulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes:Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Nuvola apps important square.svg
Este artigo ou secção tem passagens escritas com uma linguagem inadequadapara uma enciclopédia.
Caso deseje, tente transcrevê-lo para uma linguagem mais adequada.

O Carnaval de São Paulo é uma festa anual na cidade de São Paulo, composto pelo desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, bailes em clubes e blocos de rua.

Índice

1 História
2 Carnaval de São Paulo: de 1930-1940
3 Carnaval dos Anos: 1940
4 Carnaval dos Anos 19505 Carnaval dos anos 1960
6 Carnaval dos anos 1970
7 Carnaval dos anos 1980
8 Carnaval dos anos 1990
9 Carnaval dos anos 2000
10 Carnaval Atualmente
11 Escolas de Samba Desportivas - Agremiações Oriundas de Torcidas Organizadas
12 Participantes do Grupo Especial em 2015
13 Corte real
13.1 Rainha do carnaval
14 Blocos carnavalescos de rua15 Referências
16 Ligações externas
17 Ver também

História
Carro abre-alas da Mocidade Alegre.

Depois do embarque do Mililique e do entrudo em terras brasileiras, a festa, que viria a se tornar o Carnaval, desenvolveu-se de forma diferente nos diversos lugares em que floresceu: na Bahia, de forma ligada aos fortes ritmos africanos; no Rio de Janeiro, já desde muito cedo organizadoem sociedades, o embrião das futuras Escolas de Samba; em São Paulo, objeto do verbete, sob forte influência das populações que migravam do campo para a cidade, já no contexto da crise da economia cafeeira. Foi a população resultante do êxodo rural causado pela crise do café que desencadeou o início do Carnaval paulistano.1

As comemorações carnavalescas e o próprio samba diferiam pouco do Riode Janeiro para São Paulo, exceto por uma nítida diferença de andamento, ou seja, a grosso modo, de velocidade, de tempo da música. O sambista paulista, acostumado à árdua lida nas lavouras de café e migrando para a cidade para o trabalho operário, fazia o que Plínio Marcos denominou de "samba de trabalho, durão, puxado para o batuque", contrastando com o lirismo e a cadência do samba carioca. Alémdisso, o samba paulistano era decisivamente influenciado por outros ritmos fortemente percurssivos, como o jongo-macumba, também conhecido por Caxambú. Data dessa época o início da relação entre o Carnaval e o direito: a repressão policial sofrida pelos sambistas, feita de forma dura e sem critério. Os sambistas, não só no Carnaval, mas durante todo o ano, eram vistos como vagabundos, marginaisque eram duramente perseguidos pelas autoridades.

Na periferia marginalizada de uma São Paulo em construção, o som retumbante dos batuques anunciava uma cultura imigrante que mais tarde influenciaria a cultura brasileira de forma definitiva. Os negros, últimas gerações de escravos do final do século XIX, resgatavam sua identidade perdida nos navios negreiros com o som dos seus instrumentospeculiares em um samba rural e popular, improvisado em meio às lavouras cafeeiras. Não eram poetas ou compositores, mas cantavam sua vida em ritmo dançante e contagiante.

A história do samba em São Paulo é feita de alguns grandes nomes. Um deles e talvez o primeiro é Dionísio Barbosa, negro da primeira geração de escravos livres que veio para a capital em busca de oportunidades como liberto. Aqui,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carnaval de são paulo
  • O carnaval em São Paulo
  • São paulo
  • sao paulo
  • São paulo
  • sao paulo
  • sao paulo
  • São paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!