CarlosRojas

1335 palavras 6 páginas
O Cobre e sua obtenção
Carlos A. Rojas, UFPR
Departamento de Engenharia Elétrica – Universidade Federal do Paraná-UFPR.
Resumo — Este trabalho apresenta e explica o método de extração do cobre, além de apresentar as propriedades e aplicações deste material.

I. ORIGEM
A palavra cobre é derivada cuprum, que significa metal da ilha de Chipre, onde foi descoberto em estado natural durante a Antigüidade. Atualmente, é obtido a partir de minérios, sendo os mais divulgados os minérios sulfurados. Existem minas na Inglaterra, Rússia, Egito,
Japão, Estados Unidos e Congo.
Dois destes minérios destacaram-se em primeiro plano: - A calcopirita (Cu 2 S + Fe2 S3 ) cujo teor em cobre é de
34,5 %,
- A calcosita (Cu 2 S) contendo cerca de 80 % de cobre.
Os minérios oxidados e carbonatados também são encontrados freqüentemente:
- A cuprita (Cu 2 O), óxido de cobre,
- A azurita (2 CuCo 3 ), carbonato de cobre.
Uma observação geral deve ser feita sobre o local das jazidas de minérios de cobre: há predominância de minérios oxidados na superfície, os minérios sulfurados encontrando-se, pelo contrário, em profundidade.

II. HISTÓRIA
Pré-história, O cobre foi o primeiro metal conhecido pelo homem. Ainda que seja difícil estabelecer a data na qual iniciou a ser utilizado, se tem uma primeira evidencia do seu uso entre os anos 8000 e 4000 a.C.
Idade de Bronze, A obtenção do metal combinado com outros elementos, foi muito mais tarde, mais ou menos nos anos 3500 a.C., talvez provindo de um contato acidental do fogo com algum tipo de mineral cúprifero. O homem não tardaria em notar que da combinação do cobre e o zinco (Zn) se obtinha uma sustância muito mais resistente e de maior utilidade para a fabricação de ferramentas, armas e os mais diversos utensílios. A sim surgiu a primeira liga conhecida que deu seu nome a uma época da historia da Humanidade: A idade de bronze.

Idade Média, Durante a idade media seguiu-se utilizando o cobre, e em especial suas ligas, em incontáveis aplicações, em

Relacionados