carlos

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas noColégio Anchieta de Nova Friburgo RJ.
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesarda vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de GustavoCapanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962.
Carlos Drummond de Andrade considerado um dos maioresrepresentantes da literatura brasileira do século XX. Sua carreira poética pode ser dividida em 4 fases. Cada uma delas é composta por obras que nos permitem acompanhar a evolução de seus temas e sua visãode mundo.
A 1ª fase (a fase gauche) tem como características o pessimismo, o isolamento, o individualismo e a reflexão existencial. Nota-se nesta fase um desencanto em relação ao mundo.
Obras“Alguma Poesia” (1930)“Brejo das Almas” (1934)
Características dessas obras: ironia, o humor e a linguagem coloquial.
A 2ª fase, chamada fase social, é marcada pela vontade do poeta de participar e tentartransformar o mundo, o pessimismo e o isolamento da 1ª fase é posto de lado. O poeta se solidariza com os problemas do mundo.
Obras
“Sentimento do mundo” (1940)“José” (1942)“Rosa do Povo” (1945)A 3ª fase pode ser dividida em 2 momentos: poesia filosófica e poesia nominal.
Poesia Filosófica: textos que refletem sobre vários temas de preocupação universal como a vida e a morte.
Obras“Fazendeiro do ar” (1955)“Vida passada a limpo” (1959)
Poesia Nominal: repletas de neologismos e aliterações.
Obras
“Lição de coisas” (1962)
A fase final (o tempo das memórias)
Como o próprio nome...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carlos
  • carlos
  • carlos
  • Carlos
  • carlos
  • carlos
  • carlos
  • Carlos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!