Carlos drummond de andrade

Páginas: 10 (2413 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Carlos Drummond de Andrade

Nascido em Itabira(MG), no dia 31 de outubro de 1902. Filho de fazendeiros, Sr. Carlos de Paulas Andrade e D.Julieta Augusta Drummond de Andrade, fez estudos primarios em sua cidade natal,em um colegio interno inicio o secundario ate um periodo de doença o levou para Nova Friburgo no Rj, foi espulso por insoburdinação mental, terminando-o os estudos secundarios, emBelo Horizonte , onde tambem diplomou –se em Farmácia no ano de 1925, nesse mesmo ano casa-se com Dolores Dutra de Moraes, dois anos mais tarde em 1927 nasce sua filha Julieta.
Em bh ja colaborava como Diario de Minas.Em 1928 publicou seu primeiro poema”No meiodo caminho”, o primeiro livro foi Algumas poesias onde explicou:
“Quando eu nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombradisse:
Vai, Carlos, ser gauche na vida”
Foi professor de português e de geografia durante tda sua vida colaborou com o jornalismo. Em 1933 transferio-se para o RJ como funcionário público. A partir de 1950 voltou-se inteiramente á atividades literária, fazendo traduções , escrevendo poesias, contos e intensificando sua produção de cronista. É considerado em dos maiores poetas da literaturabrasileira do pré-modernismo.

A maioria de seus poemas apresenta versos soltos e livres, sem rimas e sem um número determinado de sílabas. Toda sua obra registra o “ sentimento do mundo” , para ele, função essencial do poeta, é relatar os acontecimentos, a realidade do dia-a-dia, os problemas do ser humano enfim tudo que rodeia o homem ou a ele se refere: questão de ordem social, politica, moral oupsicologica. E o faz com ironia, humor, esperança ou descrença, mas sempre cm uma visão crítica e com um profundo conhecimento da alma humana. Em 1987 morreu sua unica filha, Julieta. Doze dias depois o poeta faleceu. Tinha publicado vários livros de poesia e obras em prosa-principalmente crônica. Em vida ja era considerado o poeta brasileiro de todos os tempos. Drummond esta associado ao que fezmelhor na poesia brasileira. Muitos poemas de Drummond funcionam como denúncia da opressão que marcou o período da Segunda Grande Guerra..
Varias obras de Drummond foram traduzidas em outras liguas, como espanhol, ingles, alemão, sueco, tcheco e outras linguas. Mas tambem foi tradutor de escritores estrangeiros, como Balzac, Choderslos de Laclos, Marcel Proust entre varios outros.

ObrasPOESIA

Alguma poesia. Belo Horizonte: Edições Pindorama, 1930.
Brejo das almas. Belo Horizonte: Os Amigos do Livro, 1934.
Sentimento do mundo. R. de Janeiro: Pongetti, 1940; 10a ed., RJ: Record, 2000.
Poesias (Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, José). RJ: J.Olympio, 1942.
A rosa do povo. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1945.
Poesia até agora. (Alguma poesia, Brejo das almas,Sentimento do mundo, José, A rosa do povo, Novos poemas). Rio de Janeiro: J. Olympio, 1948.
A máquina do mundo (incluído em Claro enigma). Rio de Janeiro: Luís Martins, 1949 (exemplar único).
Claro enigma. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1951.
A mesa (incluído em Claro enigma). Niterói: Hipocampo, 1951 (70 exemplares).
Viola de bolso. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação do MEC, 1952.
Fazendeirodo ar & Poesia até agora. (Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, José, A rosa do povo, Novos poemas, Claro enigma, Fazendeiro do ar). R. de Janeiro: J. Olympio, 1954.
Viola de bolso (incluindo Viola de bolso novamente encordoada); 2ª. ed. aumentada, Os Cadernos de Cultura, R. de Janeiro: J. Olympio, 1955.
Soneto da buquinagem (incluído em Viola de bolso novamente encordoada).Rio de Janeiro: Philobiblion, 1955 (100 exemplares).
Ciclo (incluído em A vida passada a limpo e em Poemas). Recife: O Gráfico Amador, 1957. (96 exemplares).
Poemas (Alguma poesia, Brejo das Almas, Sentimento do mundo, José, A rosa do povo, Novos poemas, Claro enigma, Fazendeiro do ar, A vida passada a limpo). R. de Janeiro: J. Olympio, 1959.
Lição de coisas. R. de Janeiro: J. Olympio, 1964....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carlos Drummond de Andrade
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Carlos Drummond de Andrade
  • carlos drummond de andrade
  • Carlos drummond andrade
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Carlos drummond de andrade
  • Carlos Drummond de Andrade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!