Cargos e salários - Trabalho RH

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
Diferença entre cargo e função - CARGO: é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional. (idêntica qto a natureza das tarefas executadas e as especificações exigidas dos ocupantes). FUNÇÃO: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional. (conjunto de tarefas atribuídas a cada individuo na organização, ex: digitador dodepto de contabilidade)
A remuneração por cargo ainda é a forma mais utilizada pelas empresas para remunerar seus empregados, ou seja, o sistema de remuneração tradicional é baseado em cargos e funções.
A remuneração variável é a parcela da remuneração que é creditada periodicamente a favor do funcionário. Forma inovadora de avaliar o conhecimento e agregar valor ao trabalho e às atividades daorganização. Sistema pouco praticado no mercado por estar fortemente atrelado a um programa de T&D, fundamental para a prática desse tipo de remuneração, que exige investimentos consideráveis por parte da organização.
A remuneração por competência propícia para empresas onde o tipo de trabalho de profissionais e executivos é caracterizado pela variedade, abstração, incerteza e criatividade. Aremuneração por competência objetiva reduzir a distância entre lideres e liderados, através de uma mudança organizacional caracterizada pela descentralização das decisões, autonomia operacional e medição dos resultados pela agilidade, flexibilidade, eficácia e eficiência.
Competências potenciais: são aquelas que o indivíduo possui, mas por falta de suporte, necessidade ou oportunidade, não coloca emprática no trabalho. Competências efetivas são aquelas possuídas pelo indivíduo e aproveitadas no dia-a-dia organizacional, agregando valor ao trabalho. Nesse tipo de remuneração, os salários são diretamente vinculados a um processo de certificação, na qual o colaborador precisa demonstrar competência.
Remuneração estratégica é um conjunto de diferentes materiais para remunerar os funcionários,representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações.
PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA Esta forma de remuneração variável aplica-se mais comumente nos níveis estratégicos da organização, ou seja, na cúpula da empresa, que é normalmente composta de gerentes, diretores, vice-presidentes e presidentes. Consiste em remunerar os resultados conseguidos por meio da concessão de ações daempresa, tornando esses executivos sócios do negócio. Com isso, eles se tornam muito mais comprometidos.
A participação nos lucros cria uma sinergia em que os resultados são conquistados em curto espaço de tempo, e os funcionários se envolvem em torno de um objetivo comum.
Remuneração global são dois os itens que constituem a remuneração global que a empresa concede aos empregados: Remuneraçãomonetária total, que inclui salário-base, comissões, gratificações e todas as demais verbas recebidas em dinheiro. Programa total de benefícios, traduzido em sua equivalência salarial. Daí o fato de muitas pesquisas salariais envolverem também pesquisas de benefícios sociais e sua proporção diante dos salários pesquisados.
O que são benefícios sociais são facilidades, serviços, conveniências evantagens oferecidas pela organização aos seus participantes. Os benefícios constituem meios de que a organização dispõe para satisfazer necessidades humanas – fisiológicas, de segurança, sociais e de estima – no plano dos fatores higiênicos ou insatisfacientes.
Benefícios legais são aqueles exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou por convenção coletiva entre sindicatos, pagospela empresa ou pelos órgãos previdenciários, tais como: 13o. Salário, Férias, Aposentadoria, Seguro de acidentes de trabalho, Auxílio-doença, salário-família, Salário-maternidade, Horas extras,Adicional por trabalho noturno, entre outros. Benefícios espontâneos, também chamados benefícios marginais, são aqueles concedidos por liberalidade das empresas, já que não são exigidos por lei. São eles:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rh
  • Rh plano de cargos e salarios
  • Descrição de cargos e salarios
  • Atps de cargos e salários RH
  • Analise de cargos e salários de RH
  • RH CARGOS E SALARIOS
  • TRABALHO CARGOS E SALARIO
  • TRABALHO ADM CARGOS E SALARIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!