Cargo de competência e cargo de confiança

Páginas: 6 (1306 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2011
APROFUNDANDO O DISCURSO

CARGO DE COMPETENCIA E CARGO DE CONFIANÇA

Paolo Cugini

O artigo que publiquei a semana passada no meu blog sobre a fiscalização das contas públicas que estamos realizando no Município de Pintadas, criou certo mal estar. Era previsível. Talvez um dos motivos disso foi a maneira distorcida com a qual a noticia foi repassada por outros blogs (cf.http://www.portalpintadas.com/ ). Tentou-se de toda maneira de criar o caso, fazer ibope. Numa cidade de pequeno porte qualquer coisa serve para sair da monotonia rotineira. Na realidade, aquilo que estamos realizando é uma simples campanha estadual que está acontecendo em outras cidades da região. Todo este mal estar que geraram criticas desagradável e desproporcionadas é sintoma de uma dificuldade de conviver comidéias diferentes e, do outro lado, de enxergar além do próprio perímetro. Quem vive em contextos políticos como é o nosso aonde as pessoas são divididas em dois grupos que passam a vida toda brigando para chegar ao poder, encontrar alguém que não se importa com isso incomoda. Não sou político e não quero desestabilizar o quadro político vigente. Não dei ponta pé nenhum de nenhuma fantomaticacampanha política. Sou apenas um cidadão que, quando puder, tenta fazer o próprio dever. A impressão que tenho é que poucos leram o texto ou se leram, leram mal, muito mal, e entraram na onda da indignação por causa de uma ameaça detectada que poderia deturpar a quiete da cidade.

Volto a escrever porque me interessa explicar melhor um dos assuntos que causou tanta polemica, ou seja, o problemados cargos de competência e cargos de confiança. Se alguém se sentiu ofendido com as minhas colocações peço desculpa: não era minha intenção ofender ninguém. O problema que quis analisar não era pessoal, mas sistemático, não era local, mas muito mais amplo. Conheço muitas pessoas cargo de confiança, não somente na cidade de Pintadas, que além de ser ótimos profissionais e, por isso, competentes, sãotambém ótimas pessoas. O meu discurso não queria de jeito nenhum atingir a professionalidade dos cargos de confianças, mas sim, questionar o sistema político que está alicerçado em cima disso. Isso quer dizer que aquilo que vou escrever neste artigo não se dirige a Pintadas, mas ao sistema político, apontando as causas da proliferação do maior responsável da desigualdade social do Brasil: acorrupção.

Cargo de competência é um cargo conseguido através de concursos públicos. Uma pessoa consegue passar os concursos, sobretudo pelos estudos realizados e títulos conseguidos. Este é o caminho do estudo na juventude: estudar para conhecer e adquirir os conhecimentos necessários para exercer a profissão desejada. Por isso existe o PROUNI, para dar a possibilidade também aos jovens de classepobre e inteligentes de ter acesso aos canais viáveis para adquirir competência e entrar no mundo do trabalho. Os critérios para conseguir um cargo de competência são objetivos, ou seja, não depende da amizade de alguém ou com alguém, mas sim de avaliações realizadas em concurso aonde todo mundo pode participar. Ganha um concurso publico quem mais está preparado, quem mais estudou, quem mais seesforçou para correr atrás daquilo que achou importante pela própria vida.

Cargo de confiança é, pelo contrário, um cargo que não se consegue através de concurso publico, mas sim, como diz a palavra, através a confiança de alguém, da amizade com alguém. Não depende do mérito, de valores objetivos, mas sim de critérios subjetivos, de amizades pessoais e tudo mais. Para conseguir um cargo deconfiança não é a competência especifica que conta, mas sim a relação política com aquela pessoa ou com aquele grupo político. Por aquilo que eu vi nestes anos de Bahia, um cargo de confiança se decide na campanha política: quanto mais você ralou, tanto mais o cargo é consistente. É este sistema que gera as brigas de poder, as insatisfações, toda forma de bajulação, porque tudo depende do tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cargo Confiança
  • Cargos de Confiança
  • Cargos e competências
  • Efeitividade cargos de confiança
  • Competências e habilidades para cargos
  • descrição de cargo , gestão por competencia
  • Contestacao
  • Elaboração de cargo e funcões por competências

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!