Cargas elétricas

Páginas: 4 (917 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
Relatório de Física III - Cargas elétricas
Após fazer os procedimentos descritos na página 7 da apostila de Física Experimental, temos que:
1. Ocorreu eletrização por atrito: o bastão de vidrofoi atritado pelo papel toalha e teve seus elétrons arrancados por este devido ao aquecimento. Com isso, o bastão ficou eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons.
2. Ao aproximar o bastãocarregado positivamente, da placa do eletrocópio, ocorreu um deslocamento de elétrons dentro deste, das hastes em sentido à placa. Deixando as hastes carregadas positivamente, o que causa o deslocamentodestas devido à repulsão elétrica.
O deslocamento de cargas ocorre dentro dos materiais condutores, como os usados no eletroscópio, devido aos átomos destes terem elétrons livres. São elétrons queficam muito afastados do núcleo e devido à baixa atração têm mobilidade para passar aos átomos seguintes
3. Após repetir o procedimento descrito no item 1, a placa do eletroscópio foi tocada afim decausar o aterramento desta. Desta forma, os elétrons do corpo humano foram atraídos pelas cargas positivas das hastes deixando o interior do eletroscópio em equilíbrio. Sendo assim, as hastes deixaram dese repelir voltando à posição inicial.
Em seguida, ao retirar o dedo e afastar o bastão, as cargas negativas concentradas na placa (devido à atração do bastão) foram redistribuídas peloeletroscópio, causando um excesso de cargas negativas e consequentemente ocasionou o afastamento das hastes.
4. Ao aproximar o bastão carregado positivamente de um sistema com dois eletroscópios descarregadosunidos por suas placas, observamos o afastamento das hastes de ambos. Isso ocorre devido à concentração de cargas positivas nas hastes.
Afim de facilitar o entendimento chamaremos o eletroscópio maispróximo ao bastão de eletroscópio A e o mais distante de eletroscópio B.
Devido à maior proximidade do bastão ao eletroscópio A, há concentração de cargas negativas na placa deste. Essas cargas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cargas eletricas
  • Carga Elétrica
  • Carga eletrica
  • Carga Elétrica
  • Cargas eletricas
  • Carga Eletrica
  • Carga eletrica
  • cargas elétricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!