Carga tributária no brasil

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2012
Introdução




O conteúdo traz uma análise dos fatores que condicionam a arrecadação tributária no Brasil, seu contexto histórico como mecanismo de buscar os fatores que desencadeiam e regulam estes fatores, como proposta de obter um entendimento maus apurado no que compete esta temática, estando expressa de forma concisa e detalhada. Para que partindo desta observação tenhamoselementos práticos para entender como se consolida a economia brasileira e suas interfaces dentro da perspectiva de governo.


































A atuação do governo, por meio da política econômica, pode ser considerada de grande importância, no sentido de proteger a economia de flutuações intensas e manter elevado o nível de emprego, a estabilidadedos preços e as altas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Para desempenhar as suas funções econômicas, os principais instrumentos de política utilizados pelo governo são as políticas monetária e fiscal.

A política fiscal pode ser entendida como o modo que o setor público realiza gastos e arrecada impostos, a fim de regular a atividade econômica do país. Por meio dosgastos públicos, o governo estabelece as prioridades da prestação de serviços e dos investimentos a serem realizados no país e, por meio da taxação, o governo financia seus dispêndios, realocando recursos para a sociedade.

Por outro lado, a arrecadação de impostos pelo governo, utilizada para financiar os gastos públicos, é vista como um fator de desestímulo ao crescimento econômico, poisreduz a rentabilidade dos investimentos privados e a renda total dos fatores. Nesse contexto, buscando contribuir para as conclusões acerca do impacto da política fiscal sobre o PIB, este trabalho tem como objetivo verificar, de forma dinâmica, os efeitos de choques na razão capital público/privado e na carga tributária sobre a taxa de crescimento da economia brasileira, no período de 1951 a 2000,utilizando a metodologia de vetores auto-regressivos (VAR). A análise também incluirá o nível tecnológico como determinante do crescimento, seguindo os resultados sugeridos pelo modelo de Barro (1990).

As contribuições deste estudo consistem, em primeiro lugar, na utilização de uma técnica estatística diferente dos demais trabalhos apresentados anteriormente para o Brasil. A utilização dametodologia VAR justifica-se por permitir a análise da interação dinâmica entre as variáveis, sem ter de assumir, a princípio, a endogeneidade de uma ou mais variáveis, como é feito na análise econométrica tradicional. Além disso, o instrumental de análise subjacente aos modelos VAR nos permite descrever a decomposição da variância do erro de previsão das variáveis, identificando o grau departicipação de cada variável incluída no modelo (análise de decomposição de variância), bem como a resposta de uma determinada variável diante da ocorrência de choques sobre as variáveis incluídas. Isso nos possibilita prever os possíveis impactos da política fiscal e do nível tecnológico sobre a taxa de crescimento econômico no Brasil (análise das funções impulso-resposta).

Em segundo lugar, procuramosidentificar empiricamente qual é o nível ótimo de taxação da economia, isto é, acima de que ponto o tamanho do setor público, em termos de tributação, causa efeitos adversos sobre o crescimento econômico, o que pode servir de indicativo para a realização de políticas públicas que garantam a expansão do PIB no país.

E, por fim, a inclusão de uma variável próximo nível da tecnologia nos permiteeliminar o problema de variáveis omitidas e capturar, mais especificamente, a relação de longo prazo entre as variáveis num modelo econométrico mais conciso.

OSCILAÇÕES NO CRESCIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 1950/2000

[pic]

Com relação a essa trajetória de crescimento do PIB, ressalta-se ainda que o período do pós-guerra, até a década de 1970, excluindo-se algumas inflexões, representou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carga tributaria no Brasil
  • Carga tributaria do Brasil
  • carga tributaria no brasil
  • carga tributaria no brasil
  • Carga tributária no brasil
  • carga tributaria no Brasil
  • CARGA TRIBUTARIA NO BRASIL
  • EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!