Carga Granel - Petróleo

Páginas: 6 (1293 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
1. Petróleo

1.2. Características

De origem orgânica o petróleo é basicamente uma combinação de moléculas de carbono com moléculas de hidrogênio. É uma substância inflamável, oleosa e menos densa que a água, possui um cheiro característico, tanto a composição química (de base parafínica, naftênica ou mista) quanto a aparência do petróleo variam, o aspecto pode ser viscoso, com tonalidadesque vão do castanho-escuro ao preto, passando pelo verde, ou fluido e de cor clara.
O petróleo foi formado há milhões e milhões de anos pela decomposição de matéria orgânica marinha, isto é: animais marinhos, como protozoários, celenterados e outros morrem e seus restos ficam depositados no fundo do oceano, desta forma várias camadas de matéria vão se formando e cobrindo esses corpos formandorochas sedimentares. Rochas essas que depois de muitos e muitos anos após sofrerem uma influência de uma pressão e temperatura adequada forma o petróleo na forma em que nós o conhecemos.
Ao contrário do que muitos pensam o petróleo não permanece na rocha em que foi formado (sua rocha-matriz), mas desloca-se dali até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Terrenos esses que sãodenominados bacias sedimentares, formadas por camadas de areia, arenitos ou calcário. Ali o petróleo se aloja formando lagos, e se acumula cada vez mais formando jazidas, onde são encontrados o gás natural na parte mais alta e petróleo e água nas partes mais baixas.
Pode-se encontrar petróleo no subsolo da crosta terrestre: em terra firme ou no mar.
É retirado por perfurações que atingem o poçopetrolífero e assim que descoberto é mandado para uma refinaria onde será separado em diversas partes por destilação fracionada.
Essa substância não é uma mistura pura. É uma mistura de vários hidrocarbonetos, desde hidrocarbonetos de massa muito a hidrocarbonetos de massas maiores. Em proporções bem menores, o petróleo também possui átomos de oxigênio, nitrogênio, enxofre e metais pesados que secombinam de formas distintas com os hidrocarbonetos.
O petróleo não era um importante produto industrial até meados do século XIX, quando seu uso como combustível para iluminação justificou o investimento em pesquisa de novas jazidas. Mas ao longo do século XX a importância desse produto cresceu tanto que sua participação no atendimento das necessidades mundiais de energia passou de 3,7% em 1900para cerca de 50% no fim do século. Fonte de energia por excelência e também matéria-prima para a fabricação de plásticos, tintas, tecidos sintéticos e detergentes.
O petróleo é hoje o mais importante produto de todo o comércio internacional.

1.3. Movimentação de Petróleo nos Portos Brasileiros

No Brasil, a maior parte do petróleo é transportada por navios petroleiros até o
destinofinal podendo ser este uma refinaria ou a exportação, e ainda, dos produtos refinados, grande parte retorna para bordo para subseqüente distribuição ao longo da costa ou no exterior.
Na região Sul, os portos que movimentam petróleo são Porto de Pelotas, Porto de Rio Grande, com o terminal da Petrobras, e o Porto de Paranaguá. Na região Norte, o Porto de Itaqui possui o Pier Petroleiro é o mais novotrecho de cais com 320 metros de extensão, correspondendo a dois berços de atracação. Na região Sudeste, a movimentação do petróleo se dá no Porto de Vitória, Porto de Forno, Porto do Rio de Janeiro, Porto de São Sebastião. O Porto de Fortaleza, de Natal, de Maceió e de Cabedelo, são os portos que movimentam petróleo na região Nordeste.
O transporte de petróleo é realizado no Brasil para arealização de importações e de exportações de petróleo bruto e derivado, para o escoamento da produção dos campos petrolíferos de exploração para instalações de armazenamento e de processamento e para a distribuição dos produtos processados.

1.4. Equipamentos Utilizados para a Movimentação do Petróleo

O transporte do petróleo e de seus derivados constitui uma importante etapa no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carga a granel
  • Soja
  • Armazenagem de cargas graneis
  • A CARGA TRIBUTÁRIA NO SISTEMA SISCOMEX NAS EMPRESAS DE PETROLEO
  • Transporte granel
  • Restaurante a granel
  • carga
  • CARGA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!