Carga Aérea

Páginas: 4 (767 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014










Preparação da documentação
O exportador ou seu agente de carga deve contratar o transportador aéreo de sua preferência, antes da entrega da carga no TECA. O recebimento éefetuado sempre mediante a apresentação do conhecimento aéreo (AWB) ou documento equivalente, e da declaração de exportação.
Recebimento da carga
Mediante a apresentação do conhecimento aéreo ou documentoequivalente, o TECA GRU efetua a verificação física da carga: confere as etiquetas de identificação do lote, tipo de embalagem, volumes, aferição do peso e identificação de possíveis avarias.
Deacordo com o tipo de embalagem/cubagem, as cargas a serem exportadas são agrupadas em estrados, pesadas e embaladas com filme plástico (stretch).
Recebimento de cargas perecíveis, animais vivos e cargasespeciais ou perigosas
As cargas perecíveis e/ou vivas são recebidas pelo TECA GRU somente após a confirmação de embarque. Nos casos em que o recebimento dessas cargas demande o uso de equipamentosespeciais, estes devem ser providenciados junto à companhia aérea antecipadamente. Essas cargas poderão ser objeto de inspeção pelos órgãos anuentes: Ministérios da Agricultura e da Saúde, IBAMA,Comissão Nacional de Energia Nuclear, entre outros, antes do desembaraço pela Receita Federal.
As cargas perigosas devem estar acondicionadas em embalagens padronizadas pela IATA, acompanhadas doCertificado de Mercadorias Perigosas (Shipper’s Declaration).
Após a verificação física e documental, as informações são inseridas no sistema do TECA GRU, que emite uma etiqueta com código de barras, epermite, assim, seu armazenamento e rastreabilidade.
Presença de carga
Logo após o recebimento da carga é efetuado o registro de Presença de Carga no sistema Siscomex com base na numeração da DDE/DSE.Com a Presença de Carga registrada, o exportador ou seu representante legal deve, então, proceder aos trâmites para o desembaraço da carga junto à Receita Federal.
Armazenagem da carga
Depois de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carga Aerea
  • Aeroportos
  • Transporte de carga aerea
  • Transporte de carga Aérea
  • Analise da logística em terminais de carga aerea
  • Identificação do modelo de gestão do setor de importação recebimento carga aérea – teca gru
  • Aereas
  • carga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!