Carecterização da cadeia produtiva

3108 palavras 13 páginas
Caracterização da cadeia produtiva A cadeia produtiva sucroalcooleira é bastante estruturada no Brasil, único país do mundo que domina todos os estágios da sua tecnologia de produção. Representa um conjunto amplo e articulado de atividades que vão desde a produção da cana-de-açúcar, até a colocação do açúcar e do álcool no mercado para consumo final, passando por todos os elos de processamento. O agronegócio da cana-de-açúcar compõe-se de elos geradores de várias oportunidades de negócios: produção da cana-de-açúcar, processamento de produtos derivados, serviços de pesquisa, capacitação, assistência técnica e creditícia, transporte, comercialização, exportação, serviços portuários, entre outras.
A modernização e a competitividade sustentável do setor sucroalcooleiro resultaram da interação e integração entre usinas, destilarias e fornecedores de matérias-primas e insumos, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, instituições governamentais, corretores, representantes, atacadistas, varejistas e consumidores finais1.
As atividades a montante da cadeia central compreendem fornecedores de matérias-primas, máquinas, equipamentos, tecnologias etc. O núcleo central de produção engloba os principais elos que caracterizam as etapas fundamentais para a elaboração dos produtos finais de consumo (açúcar e álcool); a jusante, estão as atividades de promoção da comercialização e da distribuição para o mercado consumidor, assim como as atividades industriais de processamento do álcool e do bagaço para geração de insumos para outras cadeias produtivas (energia, fármacos, alimentos etc).
Dessa forma, constitui-se em um sistema complexo, motivo pelo qual a sua abordagem deve partir do princípio de que “o desempenho de cada atividade produtiva depende das suas integrações — para frente e para trás, numa relação sistêmica de encadeamento” (INTG/SEBRAE, 2000). Além disso, toda cadeia produtiva vincula-se a um conjunto mais amplo

Relacionados