carboidratos

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
LÍPIDIOS
Lipídios são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina,éter, clorofórmio e acetona.
É importante que se tenha um consumo moderado desta substância, pois além de conter maior valor energético, não é o primeiro nutriente utilizado pela célula quando elagasta energia. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares, e nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Os lipídios são popularmente classificados em“gordura boa” (gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6) e “gordura ruim” (gordura saturada, gordura hidrogenada e gordura trans). Sendo algumas fontes de “gordura boa”: azeite,abacate, peixes, sementes e oleaginosas, como castanhas. E fontes de “gordura ruim”: a manteiga/margarina, frituras, carnes gordas e doces cremosos, como sorvete. Os lipídios são essenciais no organismoe metabolismo, na formação de hormônios.

PROTEÍNAS
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco dacélula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.

A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas asenzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aosorganismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.

Todas as proteínas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio,e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado. Todas as proteínas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • CARBOIDRATOS
  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • carboidratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!