carboidratos

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2015
Os carboidratos são as fontes universais de nutrientes para as células humanas. Os principais carboidratos da dieta são: o amido, a sacarose e a lactose. O glicogênio, a maltose, a glicose livre e a frutose livre constituem frações relativamente menores de carboidratos ingeridos. A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos,oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem seqüencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas:
α-Amilase salivar. A digestão do amido inicia durante a mastigação pela ação α-amilase salivar (ptialina) que hidrolisa as ligações glicosídicas α(1→4), com a liberação de maltose e oligossacarídeos. Contudo, a α-amilasesalivar não contribui significativamente para a hidrólise dos polissacarídeos, devido ao breve contato entre a enzima e o substrato. Ao atingir o estômago, a enzima é inativada pelo baixo pH gástrico.
α-Amilase pancreática. O amido e o glicogênio são hidrolisados no duodeno em presença da α-amilase pancreáticaque produz maltose como produto principal e oligossacarídeos chamados dextrinas – contendoem média oito unidades de glicose com uma ou mais ligações glicosídicas α(1→6). Certa quantidade de isomaltose (dissacarídeo) também é formada.
Enzimas da superfície intestinal. A hidrólise final da maltose e dextrina é realizada pela maltase e a dextrinase, presentes na superfície das células epiteliais do intestino delgado. Outras enzimas também atuam na superfície das células intestinais:a isomaltase, que hidrolisa as ligações α(1→6) da isomaltose, a sacarase, que hidrolisa as ligações α,β(1→2) da sacarose em glicose e frutose, a lactase que fornece glicose e galactose pela hidrolise das ligações β(1→4) da lactose.
A captação de monossacarídeos do lúmen para a célula intestinal é efetuada por dois mecanismos:
• Transporte passivo (difusão facilitada).O movimento da glicose está “afavor” do gradiente de concentração (de um compartimento de maior concentração de glicose para um compartimento de menor concentração). A difusão facilitada é mediada por um sistema de transporte de monossacarídeos do tipo Na+− independente. O mecanismo tem alta especificidade para D−frutose.
• Transporte ativo. A glicose é captada do lúmen para a célula epitelial do intestino porum co− transportador Na+−monossacarídeo (SGLT). É um processo ativo indireto cujo mecanismo é envolve a (Na+−K+)−ATPase (bomba de (Na+−K+), que remove o Na+ da célula, em troca de K+, com a hidrólise concomitante de ATP (ver Capítulo 9: seção 9.4.D). O mecanismo tem alta especificidade por D−glicose e D−galactose.
A terapia de reidratação Oral é o melhor método para combater a desidratação causada pela diarréia ouvômito. Diversas doenças causam danos ao intestino, a destruição das células epiteliais ou perda das microvilosidades. A água é absorvida e secretada passivamente, segue o movimento de sais, por meio de um princípio conhecido como osmose. EM PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA, o transportador de sódio e glicose (SGLT) é a base do mecanismo da hidratação em praticantes de atividade física com o uso deisotônicos.
A glicose no sangue aumenta e as células β das ilhotas pancreáticas secretam insulina que estimula a captação de glicose principalmente pelos tecidos adiposo e muscular. O fígado, o cérebro e os eritrócitos, não necessitam de insulina para captação de glicose por suas células (tecidos insulino−independentes). Outros hormônios e enzimas, além de vários mecanismos de controle, sãoimportantes na regulação da glicemia. O Glucagon é um hormônio peptídico produzido nas células α das ilhotas de Langerhans no pâncreas. Este hormônio tem função oposta a da insulina.
Os principais monossacarídeos que resultam da digestão de di e oligossacarídeos são a glicose, a galactose e a frutose. Absorção desses e de outros monossacarídeos minoritários ocorre por processos mediados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • CARBOIDRATOS
  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • carboidratos
  • Carboidratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!