carboidratos

Páginas: 3 (561 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
O jejum é um estado no qual o indivíduo não ingere alimentos durante um tempo mínimo de 6 horas, sendo o jejum prolongado caracterizado pela falta de ingestão de alimentos durante um período superiora 72 horas. São diversos os motivos que induzem as pessoas a praticarem jejum, entre os quais existem motivações religiosas, como o período da quaresma para os católicos, ou o ramadã para osmuçulmanos. Não rara é a prática de greve de fome, na qual o indivíduo se priva da alimentação em protesto contra alguma situação. Além das razões mencionadas para a realização do jejum, existem situaçõesclínicas que impedem o enfermo de consumir alimentos por causa de determinada doença. Um organismo humano saudável possui uma reserva de energia composta por gorduras, proteínas e açúcares. As gorduras sãoestocadas no tecido adiposo e constituem cerca de 85% das fontes de energia do corpo, as proteínas compõem em torno de 14% e os carboidratos (açúcares) somente 1%.

No entanto, o jejum éprejudicial à saúde porque o organismo é dependente de quantidades constantes de glicose (açúcar) para sobreviver, não sendo a quantia de carboidrato armazenada o suficiente para manter constante o nível deglicose no corpo.

A fim de gerar energia o organismo precisa degradar os carboidratos e transformá-los em glicose, bem como quebrar as proteínas em subunidades chamadas aminoácidos e reduzir asgorduras a ácidos graxos. Glicose, aminoácidos e ácidos graxos são substratos usados pelas células do corpo como combustível para realizar tarefas necessárias a sobrevivência do organismo.

Grandesquantidades de glicose são armazenadas sob a forma de glicogênio, principalmente no fígado, assim como aminoácidos formam as proteínas e são estocados em maiores proporções nos músculos e os ácidos graxoscompõem os triacilgliceróis e constituem as reservas do tecido adiposo.

Durante as primeiras horas de jejum, a quantidade de glicose, aminoácidos e ácidos graxos que circulam no sangue diminui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • CARBOIDRATOS
  • carboidratos
  • Carboidratos
  • Carboidratos
  • carboidratos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!