Carboidratos, proteínas e lipidios

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
COLÉGIO PATRICIA COSTA

CARBOIDRATOS, LÍPIDIOS E PROTEÍNAS

OLINDA, 2012

Bruna Luiza
1º B

1. INTRODUÇÃO
Os carboidratos, lipídios e proteínas são algumas das substâncias que constituem a “matéria-prima” para a construção das células. Esses nutrientes também são necessários para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção do organismo pela reposição das células que morrem.
Osalimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura dessas substâncias, e entre elas destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios e as vitaminas.
O equilíbrio na ingestão de nutrientes é essencial para a manutenção da vida, por isso foi criada a pirâmide alimentar, para adequar as nossas refeições, protegendo-a de deficiências e também de excessosnutricionais.

2. DESENVOLVIMENTO
Para conseguir manter o equilíbrio necessário na alimentação, sem algum tipo de exagero ou deficiência, alguns cientistas criaram a pirâmide alimentar. Ela ressalta três conceitos importantes à nossa alimentação: variedade, proporcionalidade e moderação, além de mostrar os diferentes tipos de alimentos a serem consumidos para uma boa dieta.

A pirâmide édividida em oito grupos:
* Grupo 1 – Carboidratos. São os Cereais, pães, raízes e tubérculos. (oito porções)
* Grupo 2 – Vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as hortaliças, as verduras. (três porções)
* Grupo 3 – Têm os mesmos nutrientes que o grupo dois. São as frutas. (três porções)
* Grupo 4 – Proteína, cálcio, ferro, e zinco. Leite e seus derivados. (três porções)
*Grupo 5 – Gorduras, colesterol, proteínas, cálcio, ferro e zinco. Carnes e ovos (duas porções)
* Grupo 6 – Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, a vantagem desse grupo é oferecer calorias, através do colesterol bom (HDL). São as Leguminosas. (uma porção)
* Grupo 7 – Alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol, que transporta as vitaminas A, D, E, K. Óleos egorduras. (duas porções)
* Grupo 8 - São alimentos energéticos que provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.

CARBOIDRATOS
Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, glúcides, amido, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmentepor carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.
Os carboidratos têm função energética no organismo, isto é, atuam como “combustíveis”, fornecendo a energia necessária às atividades das células. As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel,sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a função energética. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais. Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionarcomo sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucléicos.
Existem vários tipos de carboidratos: 
* A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, são moléculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino.
* A sacarose, extraída da cana-de-açúcar e dabeterraba, é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose.
* A lactose é encontrada no leite e é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.
* O amido é uma molécula bem grande, formada pela união de centenas de moléculas de glicose. É a reserva natural energética das plantas e não é doce. Encontra-se armazenado em grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carboidratos,proteínas e lipidios
  • Carboidrato, lipidios e proteinas
  • Carboidratos, lipídios e vitaminas e proteínas
  • Lipidios, carboidratos, proteinas
  • carboidrato lipidios e proteina
  • Carboidratos, Lipídios e Proteínas
  • PROTEÍNAS, CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS
  • Carboidratos, lipídios, vitaminas, proteinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!