Caratectizaçao de Carboidratos

596 palavras 3 páginas
Caracterizaçao de carboidratos
Testes baseados na produção de furfural ou hidroximetilfurfural
Monossacarídeos tratados com acidos concentrados se desidratam. Dissacarídeos e polissacarídeos são primeiro hidrolisados ate seus monossacarídeos constituintes. Se o monossacarídeo é uma pentose, produto da desidratação é o furfural, se é uma hexose, é hidroximetilfurfural. O ácido reage com esses produtos formando compostos coloridos, que é o resultado positivo.

Teste de Molish
Reaçao utilizada para saber se é carboidrato. O furfural e hidroximetilfurfural que são formados pelo acido sulfurico reagem com o alfanaftol, um composto fenólico, formando um produto de cor violeta.(arabinose, sacarose, amido, glicose, frutose, maltose)

Teste de Seliwanoff
Reação utilizada para distinguir aldoses e cetoses. O hidroximetilfurfural e o furfural produzidos pela presença de acido clorídrico diluído sobre as cetoses que nessas condições são mais reativas que as aldoses, formam um composto vermelho, devido a reação dos componente furfuricos com o resorcinol sob aquecimento. Com tempo prolongado Aldoses reagiriam positivamente. (sacarose e frutose)

Teste de Bial
Reaçao utilizada para identificação de pentose. Se baseia na formação de furfural. A formação do produto colorido ocorre pela condensação apenas do furfural com o orcinol, utilizando como catalisador os ions férricos.(arabinose)

Testes baseados nas propriedades redutoras dos carboidratos
Os monossacarídeos podem ser oxidados por agentes oxidantes suaves, como ions férricos(fe+³) e cúpricos(cu+²). A carbonila é oxidada a acido carboxílico. Os que reagem são redutores. O carbono anomerico envolvido na ligação glicosídica não pode ser oxidado pelos ions, não sendo redutor. Se há carbono anomerico livre ele é oxidado a acido sendo assim um açúcar redutor. Por exemplo o dissacarídeo maltose é redutor pois possui um anomerico livre, já a sacarose possui os dois anomericos envolvidos na

Relacionados