Caramuru Santa Rita Dur O

562 palavras 3 páginas
A poesia épica de José de Santa Rita Durão

1. Introdução

O Arcadismo, também conhecido por Setecentismo ou Neoclassicismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organização econômica liderada pelo pensamento burguês.
O Arcadismo no Brasil usa a paisagem mineira como cenário bucólico, valoriza as coisas da terra, revelando um forte sentimento nativista. A manifestação poética de Santa Rita Durão pertence á corrente literária do Arcadismo, expressando o nativismo, estampado na exaltação da paisagem brasileira, dos seus recursos naturais, dos índios: seus costumes e suas tradições, e valoriza a vida natural e simples, distante da corrupção. Outro grande exemplo de poeta épico é Basílio da Gama que escreveu a obra Uruguai, o livro é considerado um poema épico de 1769 que tinha o objetivo de exaltar a política do Marquês de Pombal contra os jesuítas.

2. Épico em Caramuru Santa Rita durão em sua obra Caramuru trata da colonização da Bahia no século XVI, tendo como ação central a lenda que envolve Diogo Álvares Correia, português que, após um naufrágio, amedronta os índios com um tiro de espingarda, o suficiente para que os índios atribuam características sobrenaturais chamando-o de “Caramuru”, na versão de Santa Rita Durão “Filho de Trovão”. Devido ao prestigio de Diogo com os índios, estes lhe oferecem a índia Paraguaçu como esposa. O poema segue rigorosamente o modelo Camoniano, obedecendo as regras apresentadas em os Lusíadas: 10 cantos, estrofes de 8 versos, esquema de rima ABABABCC, como observa-se abaixo.

Canto I
I

De um varão em mil casos agitados,
Que as praias discorrendo do ocidente
Descobriu recôncavo afamado
Da capital brasílica potente;
Do filho do trovão denominado,
Que o

Relacionados

  • Teste
    180757 palavras | 724 páginas
  • Rafa
    187206 palavras | 749 páginas
  • teste
    216408 palavras | 866 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas