CARAMAMELO

2315 palavras 10 páginas
Martelo Hidráulico – Equipamento com capacidade de cravação de estacas de concreto ou metálicas de diversas seções. Possui uma torre guia que pode chegar aos 22 metros, o que possibilita a cravação de estacas de até 17 metros sem a necessidade de emendas.
Exemplo: Martelo Hidráulico PM20 - Equipamento importado da Finlândia, com a mais alta tecnologia, garantindo agilidade e velocidade na execução de fundações profundas, com capacidade para cravar estacas inclinadas em diversas direções. Sua base gira 360º em relação às esteiras retráteis, contraindo-se para viabilizar o seu transporte e alongando-se para as laterais, o que aumenta a sua estabilidade. Seu martelo hidráulico HHK-4 possui um pilão de 4 toneladas, trabalhando com alta freqüência de golpes e proporcionando uma excelente produtividade.
Fundações Indiretas
Se o terreno firme está a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, não sendo econômico fazer a escavação até encontrá-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundações indiretas ou profundas.
Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno são grandes, o terreno é pouco resistente na superfície ou resistente a grande profundidade.
Uma grande edificação está firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira, concreto pré-moldado, aço ou moldadas “in loco”.
Estacas de Madeira
As estacas de madeira, empregadas como fundação indireta, são de madeira dura e resistente à ação do tempo. Em geral são troncos de árvore, redondos, lisos, descascados e retos. Devem ser tratadas antes de enterrá-las no solo com imunizadores contra insetos e fungos.
O enterramento das estacas é feito com um equipamento chamado bate-estaca, que suspende um peso (o maço) e o deixa cair sobre a cabeça da estaca, enterrando-a um pouco em cada batida.
Estaca de Concreto Pré-Moldado
As estacas de concreto pré-moldado são fabricadas previamente e transportadas prontas para o local de enterramento. Quando forem usadas já estarão com o

Relacionados