Caracula

1849 palavras 8 páginas
Aids: explosão no Terceiro MundoSete a oito milhões de africanos são portadores do HIV, o vírus acusado pela derrota fatal do sistema imunológico nos aidéticos. A doença cresce vertiginosa nos países pobres.
Sete a oito milhões de africanos são portadores do HIV, o vírus acusado pela derrota fatal do sistema imunológico nos aidéticos. A doença cresce vertiginosa nos países pobres.
Por Gisela Heymann, de Amsterdã, e Lúcia Helena de Oliveira
Pandemia. Uma epidemia generalizada, de acordo com o dicionário Aurélio. Quando as sessões da VIII Conferência Internacional sobre Aids foram abertas, em um domingo, ouviu-se pela primeira vez essa palavra, em caráter oficial, para definir o presente estado da doença. Entre os dias 19 e 24 de julho passado, cerca de 14 000 cientistas, entre eles 150 brasileiros, somaram- se aos 700 000 habitantes de Amsterdã, a capital holandesa. Hotéis lotados, muitas pessoas tiveram de se acomodar em cidades vizinhas. O evento foi algo gigantesco: 968 pesquisadores apresentaram trabalhos em 165 sessões; os resultados de outros 2 000 estudos apareceram fixados em posters, decorando as inúmeras salas do Centro de Convenções RAI, onde também se espalhavam stands de associações e laboratórios do mundo inteiro envolvidos com a Aids. Tudo funcionou perfeitamente, levando-se em conta que o evento foi transferido às pressas para a Holanda — estava programado para Boston, nos Estados Unidos mas, como os portadores do HIV não podem entrar no país, muitos inscritos no congresso seriam barrados na alfândega.Um estranho caso de preconceito. Se outros países adotassem a mesma lógica, o atleta Magic Johnson não teria participado da Olimpíada de Barcelona como integrante do fantástico Dream Team de basquete americano. Na mesma situação de Magic, calcula-se que existam entre 10 e 12 milhões de adultos e mais 1 milhão de crianças ao redor do planeta. Ou seja, uma em cada 400 pessoas está infectada pelo HIV, e essa proporção vem dobrando de três em três

Relacionados

  • Roma
    1625 palavras | 7 páginas