CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES DO EMPREENDEDORISMO

953 palavras 4 páginas
CARACTERÍSTICAS E CONTRIBUIÇÕES DO EMPREENDEDORISMO

Segundo Falcão (2008, p. 1), há pelo menos quatro motivos para o empreendedorismo:
– Há empreendedorismo por necessidade. É quando as pessoas não têm liberdade, entendida como capacidades mínimas de inserção na economia, e passam a viver em condições pré-capitalistas, praticando atividades de subsistência, o escambo ou a pirataria.
– Há empreendedorismo por vocação. É quando há liberdade de acesso às oportunidades do mercado. Quer dizer, é quando o acesso a oportunidades desenvolve o instinto empreendedor das pessoas, ou seja, a especialidade em saber identificar possibilidades e calcular os riscos do negócio.
– Há o empreendedorismo inercial. É quando o ambiente institucional é frágil e as empresas prosperam com base nas relações interpessoais de seus dirigentes. São, em geral, os negócios que passam de pai para filho independentemente de capacidade empresarial. Nesse caso, o ambiente legal cria estruturas tributárias privilegiadas e mercados preferenciais que viabilizam o sucesso do empreendimento, mesmo quando não existe um espírito empreendedor, mas sim uma boa alma do negócio que favorece o empreendimento.
– Finalmente, há o empreendedorismo pelo conhecimento. Esta é a forma de empreender do futuro porque somente o conhecimento une o espírito animal empreendedor à alma do negócio do ambiente empresarial.
Os artigos e livros que tratam do empreendedorismo costumam apresentá-lo como a solução para todos ao males. É raro encontrar, por exemplo, documentos que discutam não apenas as vantagens do empreendedorismo, mas também as suas desvantagens. O resultado disso se reflete em um mercado que parece formado por pessoas iludidas, e que apresentam uma percepção pouco condizente com a realidade da vida empresarial.
Enfatiza-se nos livros e artigos, por exemplo, que o empreendedor tem uma visão entusiástica, força maior de uma empresa, usualmente sustentada por um conjunto de idéias específicas interligadas

Relacionados