CARACTERÍSTICAS DA ELABORAÇÃO DE UM BUSINESS PLAN DENTRO DE EMPRESA DE GRANDE PORTE

1904 palavras 8 páginas
Características da elaboração do Business Plan

1.1 Planejamento e Controle de Resultados

A Suzano Papel e Celulose é dividida em UN’s (Unidades de Negócio) que possuem determinados objetivos e responsabilidades em relação à empresa como um todo, proporcionando descentralização nas tomadas de decisão.
Para a elaboração do business plan, há uma constante troca de informações entre as UN as Áreas Prestadoras de Serviços (PS) conforme representado na figura 01.
A etapa 1 representa a transferência das informações de custos da área Industrial e da área de Logística e Competitividade para as UN; e, a etapa 2 é a transferência das DRE setoriais para a área de Finanças, Planejamento e RI (Relações com Investidores).
A área Industrial e a área de Logística e Competitividade são responsáveis pela determinação dos custos; e as áreas de Finanças, Planejamento e RI são responsáveis pela elaboração do plano anual de resultados. As UN se encarregam por fazer as DRE setoriais. Esse processo é representado pela figura seguinte:

Fig. 01: Fluxo de informações para DRE

Fig. 02: Etapas para elaboração Business Plan.

2 elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS na suzano Papel e celulose

Para a elaboração do Business Plan da empresa, a diretoria executiva trabalha sempre com previsões de 1, 5 e 10 anos para seus resultados, pois devido ao caráter da empresa ser de capital intensivo, ela necessita fazer investimentos com muito tempo de antecedência para poder usufruir das oportunidades de mercado que aparecerão no futuro.
A seguir, detalharemos em profundidade como o Business Plan da empresa é construído.
Com um novo desenho organizacional recém implantado, a empresa necessitou também de uma revisão no modelo de avaliação de desempenho.
A partir de então, buscou-se os objetivos os quais o novo modelo de avaliação deveria cobrir. Tais índices eram necessários não apenas para medir o desempenho da

Relacionados